Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Solicitar treinamento em flebotomíneos - Fiocruz IOC/RJ

Solicitar treinamento em flebotomíneos - Fiocruz IOC/RJ
1
Descrição

As capacitações/ atualizações referem-se às atividades ou serviços executados pelo Laboratório de Referência Nacional em Vigilância Entomológica:Taxonomia e Ecologia de Vetores das Leishmanioses - (LRN) :

 

-  Taxonomia de flebotomíneos. Introdução ao tema, onde sera oferecido apostilas, material digital, materiais de entomologia, soluções químicas, equipamentos de proteção individual e embalagens para o descarte de materiais perfuro cortantes, biológicos e químicos, entre outros materiais de laboratório.

 

-  Biossegurança e Qualidade em Taxonomia de flebotomíneos (Oficina). Introdução ao tema. Processo de elaboração e construção de um produto, procedimento operacional padrão. Auxiliar na construção e implementação de um plano de ação para o trabalho local oferecendo o olhar de Biossegurança e Qualidade às práticas laboratoriais. 

 

- Promoção da Saúde em Leishmanioses (Oficina). Introdução ao tema. Processo de elaboração e construção de um produto, material educativo. Auxiliar na construção e implementação de um plano de ações de promoção da saúde (vigilância e controle) em Leishmanioses.

 

Solicitantes
  • Empresas
    Órgãos e Entidades Públicas
    Demais Segmentos
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    O serviço pode ser solicitado por profissionais da área de saúde que trabalhem em laboratório ou pesquisa vinculado a instituições públicas, órgãos ou entidades públicas e empresas privadas. Os profissionais devem integrar atividades nas áreas de Leishmaniose Tegumentar e/ ou Visceral, com a necessidade de capacitação ou aprimoramento técnico.
    Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço: 
    Tem direito a atendimento prioritário as Instituições públicas localizadas em áreas endêmicas, locais em situações de epidemias, surtos ou outra situação epidemiológica que requeira atenção especial com relação ao controle das leishmanioses.
    Atendimento prioritário no local: 
    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000. Para os serviços de saúde, caberá ainda a equipe de acolhimento estabelecer a prioridade do atendimento conforme a situação.
Etapas do serviço
O requisitante deverá clicar no link "Solicitação Eletrônica - Solicite o serviço", disponibilizado nesta página, e automaticamente será direcionado para a página do serviço no portal único do Governo Federal, onde deve clicar no botão "Iniciar" para realizar o agendamento do serviço, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico. Será gerado de forma automática, um protocolo de atendimento. Guarde esse protocolo para futuras consultas. E lembre-se que campos com (*) são de preenchimento obrigatório. Após o preenchimento e envio do formulário eletrônico, este será recebido pelo responsável do serviço, que analisará a solicitação. O solicitante poderá receber uma notificação automática por e-mail (no endereço de e-mail cadastrado previamente no site do "gov.br") informando sobre a necessidade de entrar no sistema, para ajustar algum dado fornecido no formulário. Após aprovação da solicitação do serviço, o solicitante também receberá uma notificação automática por e-mail para entrar no sistema e a dar o "aceite final" na prestação do serviço.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Ofício institucional assinado (digitalizar e enviar em formato pdf).

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Web
    Para agendamento do serviço é necessário o preenchimento e envio do formulário eletrônico disponibilizado no site do Governo Federal. Não são realizados agendamentos por telefone ou e-mail, somente através do formulário eletrônico.
Os participantes deverão comparecer ao local informado , no dia e horário acordado para receber o treinamento e precisarão ter frequência mínima de 75% nas aulas para receber certificados.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Carteira de identidade

Custos para o solicitante

Todos os públicos

  • Custeio de passagens e diárias::
    Capacitação Realizada fora da FIOCRUZ:RJ, os custos serão de responsabilidade do Laboratório de Referência/ Ministério da Saúde/ Organização Pan Americana de Saúde/ ou Instituição de origem. Capacitação Realizada no Laboratório de Referência, na FIOCRUZ/ RJ, os custos de estadia e transporte serão de responsabilidade da Instituição do profissional.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Se o solicitante não puder comparecer na dia agendado para receber o treinamento, este deve entrar em contato com o serviço, preferencialmente com antecedência, informando a impossibilidade de comparecimento. Caso queira agendar nova data para receber o treinamento, será necessário acessar o portal do Governo Federal e realizar nova solicitação, conforme instruções apresentadas na etapa anterior.
Todos os participantes que cumprirem aos pré-requisitos do treinamento estarão aptos a receberem os certificados.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Web
    Após o término do treinamento, o certificado será disponibilizado, por meio eletrônico, através da plataforma utilizada para agendamento deste serviço no site do Governo Federal.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Em média
120
Dias corridos
Atualizado em: 07/06/2022
Encontre o serviço
Endereço:
Pavilhão Carlos Chagas
Avenida Brasil, 4365, Pavilhão Carlos Chagas, 5° andar, salas 43,44,45. Manguinhos
21040-360 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
segunda-feira - sexta-feira:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados.
Telefone:
21)2562-1303 / (21)2562-1375 / (21)2562-1100
E-mail:
efrangel@ioc.fiocruz.br
Solicitação eletrônica
Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Voltar ao topoVoltar