Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Solicitar treinamento em exame parasitológico e identificação específica de moluscos Biomphalaria na Fiocruz/MG

Solicitar treinamento em exame parasitológico e identificação específica de moluscos Biomphalaria na Fiocruz/MG
1
Descrição

Para o treinamento em exame parasitológico e identificação morfológica de moluscos Biomphalaria é oferecida a capacitação técnica para coleta e embalagem de moluscos no campo, exame parasitológico de moluscos Biomphalaria para verificação de cercarias de Schistosoma mansoni e identificação morfológica de moluscos do gênero Biomphalaria. A identificação morfológica dos moluscos é realizada através de dissecção dos animais e comparação dos caracteres da concha, aparelho reprodutor masculino e feminino, e do sistema excretor. O treinamento deverá privilegiar basicamente as três espécies de Biomphalaria hospedeiras intermediárias de S. mansoni e de outras espécies presentes na área do município solicitante.

 

Obs: em se tratando de municípios localizados em áreas de distribuição de B. straminea, o diagnóstico desta espécie deverá contar obrigatoriamente com o diagnóstico molecular, além do diagnóstico morfológico para B. kuniana.

 

Para o treinamento em exame parasitológico e identificação morfológica/molecular de moluscos Biomphalaria é oferecida a capacitação técnica para coleta e embalagem de moluscos no campo, exame parasitológico de moluscos Biomphalaria para verificação de cercarias de Schistosoma mansoni  e identificação morfológica e molecular de moluscos do gênero Biomphalaria. A identificação morfológica dos moluscos é realizada através de dissecção dos animais e comparação dos caracteres da concha, aparelho reprodutor masculino e feminino, e do sistema excretor. A identificação molecular dos moluscos é realizada através de técnicas de biologia molecular como extração e amplificação de DNAs. O treinamento deverá privilegiar basicamente as três espécies de Biomphalaria hospedeiras intermediárias de S. mansoni e de outras espécies presentes na área do município solicitante.

 

 

Solicitantes
  • Empresas
    Órgãos e Entidades Públicas
    Demais Segmentos
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    O serviço pode ser solicitado por prefeituras e secretárias de saúde dos estados, universidades publicas e particulares. O participante deve ser do quadro permanente da instituição solicitante e a instituição deve ter equipamentos e insumos laboratoriais necessários conforme o treinamento solicitado: a) Para o treinamento em exame parasitológico e identificação morfológica de moluscos Biomphalaria: microscópio estereoscópio (lupa) para a dissecção, pinças de relojoeiro e placa de petri. b) Para o treinamento em exame parasitológico e identificação morfológica/molecular de moluscos Biomphalaria: microscópio estereoscópio (lupa) para a dissecção, pinças de relojoeiro e placa de petri, banho seco, microcentrifuga (para tubos de 500 e 200 microlitros), capela de fluxo laminar, micropipetas (1 microlitro; 5-20 microlitros; 510-100 microlitros; 200-1000 microlitros), freezer – 20, geladeira, termociclador, aparato para eletroforese em gel de poliacrilamida e fonte para eletroforese de gel de poliacrilamida
    Atendimento prioritário no local: 
    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000. Para os serviços de saúde, caberá ainda a equipe de acolhimento estabelecer a prioridade do atendimento conforme a situação.
Etapas do serviço
O requisitante deverá clicar no link “Solicitação Eletrônica - Solicite o serviço”, disponibilizado nesta página, e automaticamente será direcionado para o portal único do Governo Federal, para agendamento do serviço. Na página do serviço, no site do Governo Federal, clique no botão “Solicitar” para realizar o agendamento do treinamento, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico. O solicitante deverá informar na solicitação se deseja somente o treinamento em exame parasitológico e identificação morfológica de moluscos Biomphalaria ou o treinamento em exame parasitológico e identificação morfológica/molecular de moluscos Biomphalaria. Será gerado de forma automática, um protocolo de atendimento. Guarde esse protocolo para futuras consultas. E lembre-se que campos com (*) são de preenchimento obrigatório. Após o preenchimento e envio do formulário eletrônico, este será recebido pelo responsável do serviço, que analisará a solicitação. O solicitante poderá receber uma notificação automática por e-mail (no endereço de e-mail cadastrado previamente no site do “gov.br”) informando sobre a necessidade de entrar no sistema, para ajustar algum dado fornecido no formulário ou avaliar a sugestão de novas datas para realização do treinamento. Obs.: A definição de data do treinamento será realizada em comum acordo entre as partes. Após aprovação da solicitação do serviço, o solicitante também receberá uma notificação automática por e-mail para entrar no sistema e a dar o “aceite final” na prestação do serviço. O tempo de duração desta etapa é de: 5 dias úteis
Canais de atendimento

Todos

  • Sistema Informatizado
    Para agendamento do serviço é necessário o preenchimento e envio do formulário eletrônico disponibilizado no site do Governo Federal. Não são realizados agendamentos por telefone ou e-mail, somente através do formulário eletrônico. O Portal de Serviços do Governo federal é uma ferramenta prática e ágil criada com o objetivo de melhorar o acesso da sociedade a diversos tipos de serviços públicos. Através deste sistema qualquer cidadão tem acesso a informações completas sobre os serviços oferecidos pelo governo e pode iniciar o atendimento de forma rápida e sem burocracia.
O solicitante recebe o treinamento conforme opção informada previamente em sua solicitação: em "exame parasitológico e identificação morfológica de moluscos Biomphalaria" ou em "exame parasitológico e identificação morfológica/molecular de moluscos Biomphalaria".
Canais de atendimento

Todos

  • Presencial
    Se o solicitante não puder comparecer na dia agendado para receber o treinamento, este deve entrar em contato com o serviço por telefone ou e-mail, preferencialmente com antecedência, informando a impossibilidade de comparecimento. Caso queira agendar nova data para receber o treinamento, será necessário acessar o portal do Governo Federal e realizar nova solicitação, conforme instruções apresentadas na etapa anterior. O tempo de duração desta etapa é de: 10 dias úteis
Os certificados serão enviados aos solicitantes que apresentarem frequência mínima de 75% nas aulas ministradas durante o treinamento.
Canais de atendimento

Todos

  • Sistema Informatizado
    Após o término do treinamento, o certificado ou o relatório será disponibilizado por meio eletrônico através da plataforma utilizada para agendamento deste serviço, no site do Governo Federal. O tempo de duração desta etapa é de: 15 dias úteis
Tempo estimado para realizar esse serviço
Em média
30
Dias úteis
Atualizado em: 11/11/2020
Encontre o serviço
Endereço:
Laboratório de Helmintologia Médica, 2o andar, sala 211
Avenida Augusto de Lima, 1715 Barro Preto
30190-009 Belo Horizonte , MG
BR
Horário:
segunda-feira - sexta-feira:
8:00 às 17:00
Telefone:
31-3349-7746 / 31-3349-7834 / 31-3349-7841
Email:
cristiane.lafeta@fiocruz.br
Solicitação eletrônica
Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Voltar ao topoVoltar