Início do conteúdo

Solicitar diagnóstico de SARS-CoV-2 - Fiocruz/BA

Solicitar diagnóstico de SARS-CoV-2 - Fiocruz/BA
1
Descrição

A Plataforma de Vigilância Molecular Avançada (PVMA) realiza a detecção/diagnóstico de patógenos emergentes e reemergentes, usando tecnologias moleculares convencionais (PCR, RT-qPCR) e de nova geração (NGS), capaz de atuar como componente de investigação etiológica rápida durante surtos de doenças infecciosas na Bahia.
 

 

 

Instruções para atendimento
As amostras devem ser transportadas seguindo todas as normativas de biossegurança determinadas pela ANVISA e LACEN-BA (4 a 8º C e enviado em menos em um prazo inferior a 72 horas para o IGM Salvador Bahia); é necessário ter feito a solicitação de diagnóstico no GAL - Gerenciador de Ambiente Laboratorial e enviar a ficha de notificação e lista de requisição para as amostras entregues.
Solicitantes
  • Órgãos e Entidades Públicas
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    Enviar ofício solicitando o apoio para o diagnóstico de SARS-CoV-2 e o redirecionamento do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) para a diretoria da nossa instituição (Instituto Gonçalo Moniz, FIOCRUZ-Bahia) e do LACEN-Bahia.
Etapas do serviço
A unidade de saúde solicitante do serviço, abre a requisição (solicitação) para a realização de teste molecular para a realização do diagnóstico molecular para detecção do SARS-CoV-2 a ser realizado por nossa PVMA - Plataforma de Vigilância Molecular Avançada.

Documentação necessária

Todos

  • Ficha de requisição do exame

Canais de atendimento

Todos os casos

  • Web
    Todas as etapas são registradas no GAL- Gerenciador de Ambiente Laboratorial através do endereço: http://gal.bahia.sus.gov.br
A PVMA - Plataforma de Vigilância Molecular Avançada recebe as amostras enviadas pela unidade de saúde solicitante junto com a ficha e requisição e realiza a triagem para verificação das condições recebidas. Necessário que a unidade de saúde envie a ficha de notificação e lista de requisição.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Ficha de notificação e lista de requisição do exame.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    O recebimento das amostras se dá de forma presencial através da entrega das amostras pelo solicitante na Plataforma de Vigilância.
Após a realização do diagnóstico o resultado é inserido no GAL -Gerenciador de Ambiente Laboratorial, através do endereço: http://gal.bahia.sus.gov.br. e disponibilizado automaticamente a unidade de saúde solicitante, a qual é responsável por entrar em contato com o paciente e disponibilizar o resultado diretamente ao mesmo. O Serviço não emite laudo, apenas cadastra o resultado do exame no GAL para que seja disponibilizado a unidade de saúde de forma automática.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Não aplicável

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Web
    A disponibilização do resultado é realizado no endereço: http://gal.bahia.sus.gov.br
Tempo estimado para realizar esse serviço
Em média
48
Horas
Atualizado em: 06/08/2021
Encontre o serviço
Endereço:
Instituto Gonçalo Moniz - FIOCRUZ Bahia
Rua Waldemar Falcão 121 Candeal
40296-710 Salvador , BA
BR
Horário:
segunda-feira - sexta-feira:
8:00 às 17:00
sábado:
8:00 às 12:00
Observação sobre horário de atendimento:
Telefone:
(71) 3176-2351 / (71) 99169027
Email:
ricardo.khouri@fiocruz.br
Serviço digital
Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Voltar ao topoVoltar