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Solicitar diagnóstico de referência em hepatite D - Fiocruz IOC/RJ

Solicitar diagnóstico de referência em hepatite D - Fiocruz IOC/RJ
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Descrição

O Laboratório de Hepatites Virais (LAHEP) atua como Laboratório de Referência Nacional para o Diagnóstico das Hepatites Virais desempenhando um importante papel referencial junto ao Ministério da Saúde e aos demais laboratórios regionais de Saúde Pública na vigilância epidemiológica e laboratorial das infecções causadas pelos vírus da hepatites A, B, C, D e E. Entre as atividades desenvolvidas está a realização dos diferentes testes sorológicos e moleculares específicos para cada um dos cinco vírus que causam doenças hepáticas, esclarecimentos de resultados discrepantes ou inconclusivos, bem como sequenciamento do genoma viral para esclarecimento de eventuais surtos e na caracterização das cepas circulantes no país.

A atuação do LAHEP destaca-se também na prestação de serviços de assistência clínica ambulatorial no atendimento de pacientes no Ambulatório de Hepatites Virais, exercendo ação referencial no diagnóstico precoce dos casos agudos e no atendimento de gestantes com hepatite viral, junto à rede Municipal de Saúde. Hepatite D(HDV) A hepatite D é causada pelo vírus da hepatite D (HDV, anteriormente conhecido como agente Delta, podendo apresentar-se como infecção assintomática, sintomático ou de formas graves. O HDV é um vírus defectivo, satélite do HBV, que precisa do HBsAg para realizar sua infecção. Devido à sua dependência funcional em relação ao HBV, o vírus Delta tem mecanismos de transmissão idênticos aos do HBV.

Metodologia: A hepatite D deve ser investigada em indivíduos que apresentem resultados reagentes em imunoensaios para o HBsAg e que residam ou tenham estado em áreas endêmicas para esse agravo. Marcadores realizados : anti-HDV IgG(total), anti-HDV IgM e HDV-RNA. Produto final:resultado de exame em material biológico.

Instruções para atendimento
É necessário possuir cadastro no sistema GAL e seguir instruções contidas no Guia de Vigilância em Saúde .
Solicitantes
  • Órgãos e Entidades Públicas
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    As amostras podem ser encaminhadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de cada estado da federação e por Instituições de saúde públicas ou secretarias de saúde tanto estaduais quanto municipais, após cadastro da solicitação do exame no sistema GAL (sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial) pelo remetente. Em casos de surto entrar em contato por e-mail para verificar como enviar amostras.
    Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço: 
    Terão prioridade os casos graves e o esclarecimento diagnóstico de surtos.
Etapas do serviço
Cadastrar a solicitação do exame no sistema GAL (sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial) .

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Ficha de Notificação SINAN.
  • Relatório clínico do paciente
  • Ficha do GAL

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Sistema Informatizado
    Cadastro do exame solicitado no GAL (sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial)
A amostra deve ser enviada para central de recebimento de amostra (CRA) do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), localizado no Campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Formulário do SINAN.
  • Ficha epidemiológica.
  • Relatório de encaminhamento do GAL.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    As amostras encaminhadas para analise pelos laboratórios de Referência da Fiocruz serão recebidas pela CRA quando estiverem em condições próprias de acondicionamento e transporte e acompanhadas de documentação pertinente. A CRA funciona 24h para o recebimento de amostras, em esquema de plantão. O endereço para entrega é Avenida Brasil,4365 - Pavilhão do INCQS. Para mais informações sobre a entrega do material, entrar em contato com o CRA pelo telefone (21)3865-5138 ou pelo e-mail: central.amostras@incqs.fiocruz.br.
O usuário deverá acessar o sistema(GAL) para conferir o resultado dos exames solicitados, no prazo estabelecido.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Sistema Informatizado
    GAL (sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial).
Tempo estimado para realizar esse serviço
Em média
15
Dias corridos
Atualizado em: 07/06/2022
Encontre o serviço
Endereço:
Pavilhão Helio e Peggy Pereira
Avenida Brasil, 4365 Manguinhos
21040900 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
segunda-feira - sexta-feira:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
O recebimento de amostras acontece 24h, em esquema de plantão, no setor responsável.
Telefone:
(21) 2562-1751
E-mail:
lvillar@ioc.fiocruz.br
Solicitação eletrônica
Download do serviço
Canais de manifestação
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