O Laboratório de Hepatites Virais (LAHEP) atua como Laboratório de Referência Nacional para o Diagnóstico das Hepatites Virais desempenhando um importante papel referencial junto ao Ministério da Saúde e aos demais laboratórios regionais de Saúde Pública na vigilância epidemiológica e laboratorial das infecções causadas pelos vírus da hepatites A, B, C, D e E. Entre as atividades desenvolvidas está a realização dos diferentes testes sorológicos e moleculares específicos para cada um dos cinco vírus que causam doenças hepáticas, esclarecimentos de resultados discrepantes ou inconclusivos, bem como sequenciamento do genoma viral para esclarecimento de eventuais surtos e na caracterização das cepas circulantes no país.
A atuação do LAHEP destaca-se também na prestação de serviços de assistência clínica ambulatorial no atendimento de pacientes no Ambulatório de Hepatites Virais, exercendo ação referencial no diagnóstico precoce dos casos agudos e no atendimento de gestantes com hepatite viral, junto à rede Municipal de Saúde. Hepatite D(HDV) A hepatite D é causada pelo vírus da hepatite D (HDV, anteriormente conhecido como agente Delta, podendo apresentar-se como infecção assintomática, sintomático ou de formas graves. O HDV é um vírus defectivo, satélite do HBV, que precisa do HBsAg para realizar sua infecção. Devido à sua dependência funcional em relação ao HBV, o vírus Delta tem mecanismos de transmissão idênticos aos do HBV.
Metodologia: A hepatite D deve ser investigada em indivíduos que apresentem resultados reagentes em imunoensaios para o HBsAg e que residam ou tenham estado em áreas endêmicas para esse agravo. Marcadores realizados : anti-HDV IgG(total), anti-HDV IgM e HDV-RNA. Produto final:resultado de exame em material biológico.