O Serviço de Equivalência e Farmacocinética (SEFAR) realiza estudos de Bioequivalência/Biodisponibilidade para aprovação dos medicamentos candidatos a Genéricos, Similares na Anvisa. O serviço pode pode ser contratado para atuar como centro responsável por todas as etapas do estudo ou somente para a etapa analítica.
Etapa clínica: é a etapa de administração dos medicamentos, avaliação clínica, coleta de amostras. A etapa clínica é responsável pelo o envio das amostras biológicas para o centro analítico com empresa especializada e pela análise estatística após a análise das amostras. Essa etapa tem custo variável, depende do delineamento do estudo. Documentação necessária para etapa: Parecer de aprovação do Comitê de ética em pesquisa e dossiê documental de etapa clínica conforme legislação. A etapa é realizada no centro clínico ou Hospital definido no protocolo.
Etapa analítica: é a etapa de desenvolvimento e validação de método e análise das amostras. Essa etapa tem custo variável. Documentação necessária para etapa: Dossiê documental de etapa analítica conforme legislação. Esta etapa é realizada no SEFAR.