O objetivo deste serviço é atender às demandas de consulta aos arquivos históricos da Fiocruz, sob a guarda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
O acervo é composto por mais de cem arquivos e coleções, com documentos dos gêneros textual, iconográfico, sonoro e audiovisual que remontam ao início do século XX e constituem repositório singular da memória e da história da saúde no Brasil. Integram o acervo arquivos permanentes das Unidades da Fundação Oswaldo Cruz; arquivos pessoais de cientistas, sanitaristas, médicos e técnicos envolvidos na formulação e execução de políticas públicas de saúde ou com atuação na área; e arquivos de entidades privadas já extintas, da mesma área.
A consulta ao acervo é feita com agendamento prévio por formulário eletrônico disponível no Portal do Governo Federal (https://www.gov.br/pt-br). Para agilizar o atendimento recomenda-se, antes do agendamento, uma consulta à Base Arch (https://basearch.coc.fiocruz.br/), repositório de informações sobre os arquivos históricos da Fiocruz que possibilita a identificação dos conjuntos documentais ou documentos de interesse.
Cópias de documentos também devem ser solicitadas pelo mesmo formulário eletrônico.
ATENÇÃO: Em conformidade com as orientações da Fiocruz no enfrentamento da pandemia de Covid-19, é obrigatório o uso de máscara facial, do tipo cirúrgica ou PFF2, nas dependências do CDHS.