Início do conteúdo

Orientações gerais


Passo a passo para publicar um livro pela Editora Fiocruz

IMPORTANTE: antes de encaminhar seus originais à Editora Fiocruz, faça uma checagem dos itens fundamentais a cada etapa

1) Encaminhar arquivo digital em .PDF dos originais, previamente tratados para o formato de livro – e não de tese ou relatório – conforme determina o nosso Conselho Editorial. Esse tratamento visa a transformar resultados de pesquisa em literatura especializada em divulgação de ciência, saúde e tecnologia, por meio da mudança de léxico e discurso, o que requer ampla revisão. Deve-se evitar a escrita acadêmica, necessária à tese mas dispensável num livro, para o qual também é importante, quando excessivo, reduzir o número de citações, gráficos e tabelas. 
(ver também Orientações para coletâneas e Teses e dissertações)

2) O arquivo não deve conter qualquer identificação de autoria (e/ou de organização, no caso de coletâneas), visto que será encaminhado para especialistas, com vistas a emissão de parecer ad hoc.

3) A identificação de autor(es) ou organizador(es) deve constar da carta de encaminhamento e apresentação dos originais, para devidos registro de entrada e guarda na Editora. Tal carta deve explicitar de que trata o livro, com que área(s) do conhecimento dialoga/interage, a contribuição que traz à(s) mesma(s), o público pretendido etc. É imprescindível que a carta de apresentação informe também o link para acesso ao currículo Lattes do(s) autor(es) e/ou organizador(es).
Observação: no caso de coletâneas, recomenda-se que a identificação de autoria seja encaminhada anexo à carta, sob a forma de sumário, indicando, por ordem de entrada, título dos capítulos, seus autores e respectivos créditos.


Atenção:

  • carta de apresentação e respectivos originais deverão ser submetidos via e-mail para originais.editora@fiocruz.br;
  • os originais devem, na íntegra, compor um único arquivo, ou seja, não será aceito envio de capítulos e/ou partes em separado;
  • só serão aceitos originais em formato .PDF;
  • o e-mail não poderá ter peso/tamanho superior a 10 megabytes;
  • a Editora se reserva o direito de devolver originais que não atendam aos padrões estabelecidos.

      4) Pareceristas ad hoc podem ser indicados pelo(s) autor(es) e/ou organizador(es). Neste caso, devem ser apresentados dois ou mais nomes e respectivos meios de contato, para que a Editora possa escolher. A Editora se reserva a prerrogativa de consultar ou não os pareceristas indicados.

      5) O processo de avaliação se estende por aproximadamente 6 (seis) meses, de acordo com as condições e o andamento de cada etapa: chegada dos originais; definição dos nomes dos avaliadores; convite para emissão de pareceres; envio dos originais aos avaliadores; início da contagem de tempo da avaliação; retorno dos pareceres; encaminhamento destes ao Conselho Editorial; deliberação; informe ao(s) autor(es) ou organizador(es) por carta, acompanhada do parecer do Conselho Editorial.


      Atenção:

      • a apreciação de especialistas ad hoc acerca dos originais, emitida sob a forma de parecer, tem como propósito subsidiar a decisão do Conselho Editorial quanto à publicação. Contudo, a deliberação – ou parecer final – é atribuição exclusiva e soberana do Conselho Editorial;
      • em caso de dificuldades (por exemplo, falta de imediata disponibilidade) de referees para proceder à análise dos originais, o prazo pode ser estendido;
      • para originais encaminhados no período compreendido entre o início de novembro e o fim de fevereiro, a Editora Fiocruz não pode se comprometer com o prazo acima estimado.

      :
      6) No caso de aprove condicionado a mudanças nos originais e sua normatização segundo padrões da Editora, o(s) autor(es) ou organizador(es) conta(m) também com um prazo de até 6 (seis) meses para, à luz das observações do parecer do Conselho Editorial, considerá-las, proceder às modificações necessárias e enviar a versão definitiva à Editora.

      7) Encaminhar a nova versão em arquivo eletrônico aberto, passível de edição (.DOC ou .RTF ou similar), acompanhado de uma versão impressa e encadernada (espiral). Tal versão deverá estar acompanhada de carta que explicite detalhadamente todas as mudanças efetivamente feitas à luz do parecer editorial recebido (não será considerado suficiente informar se foram acatadas as sugestões, recomendações ou demandas do parecer editorial). Em caso de discordância do parecer, deve-se explicitá-la e argumentar sobre as razões.

      8) Aprovada a publicação e obedecendo-se à pauta de produção, o processo editorial terá início em época oportuna, de acordo com o cronograma de atividades da Editora. Sempre será observada a ordem de chegada/entrada dos originais, em respeito aos livros anteriormente aprovados e aos profissionais envolvidos no processo editorial. 

      9) Figuras, imagens e fotografias devem ser entregues junto com os originais aprovados para publicação (em sua versão final ou definitiva), de acordo com as seguintes especificações:

      • Figuras, gráficos, tabelas e quadros devem estar preparados em Word/Excel, Ilustrator ou Corel (em vetor ou em .EPS) em arquivos editáveis, sem tabulações, em preto e branco e/ou escala de cinza. No caso de publicação colorida, podem vir em CMYK.
      • Imagens – fotografias e ilustrações digitalizadas de obras de terceiros – devem ser encaminhadas em formato .TIF ou .JPG, com resolução ideal de 600 DPI, no tamanho a ser reproduzido (mínimo de 10x15 cm), ou maior; quanto às cores, podem estar em escala de cinza (grayscale), CMYK ou RGB.
      • Todas as figuras devem incluir autoria e fonte.

      Atenção:

      Fotografias, imagens, figuras ou qualquer reprodução de peças de acervos de outrem devem vir acompanhadas de autorização para reprodução assinada por seu autor e/ou responsável pelo acervo de que faz parte. Fotografias em que haja pessoas devem vir acompanhadas de autorização destas (ou, se for o caso, de herdeiros ou de acervos) para reprodução.


      :
      10) A Editora deseja e incentiva a participação de autor(es) ou organizador(es) em todas as etapas do processo editorial, para o que mantemos contato à medida que vão sendo desenvolvidas, respeitando-se os saberes profissionais das partes envolvidas.

      11) Autor(es) ou organizador(es) e Editora assinam um contrato para a edição do livro. Esse instrumento prevê que autor(es) ou organizador(es) recebe(m) da Editora, a título de pagamento de direitos autorais, o correspondente a 10% da tiragem da obra, em moeda corrente ou em exemplares, a critério dos autor(es)/organizador(es). Tal pagamento aplica-se também a cada reimpressão ou nova edição da obra. O contrato tem validade de 5 (cinco) anos e pode ser renovado, se houver interesse de ambas as partes.

      Etapas do processo editorial

      • Preparação do texto: padronização e normalização dos originais, copidesque, primeira e segunda revisões.
      • Projeto gráfico: criação de capa e miolo.
      • Diagramação e editoração eletrônica.
      • Revisão de provas, pela Editora e por autor(es) ou organizador(es).
      • "Imprima-se".
      • Fechamento de arquivos de capa e miolo.
      • Impressão e acabamento.

      Sobre os originais

      • O texto é composto pelas seguintes partes: sumário, prefácio (opcional), corpo – apresentação, capítulos e referências – e, quando houver, anexo, apêndice e índice.
      • A linguagem deve ser simples, com frases e parágrafos curtos, de preferência em ordem direta (sujeito + verbo + complementos).
      • O enunciador do discurso deve ser uniformizado.
      • Expressões como "neste livro", "neste trabalho" e similares devem ser evitadas.
      • Siglas devem, na primeira ocorrência, ser desenvolvidas por extenso. Exemplo: "A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em recente documento...".
      • Para destaques, usar apenas itálico, nunca negrito.
      • Palavras em português devem ser preferidas a termos em línguas estrangeiras. Exemplos: performance = desempenho, expert = especialista.
      • Se imprescindíveis, palavras estrangeiras sempre devem estar em itálico.
      • Citações de até 3 (três) linhas devem estar dentro do parágrafo e entre aspas duplas (" ").
      • Citações com mais de 3 (três) linhas devem ser destacadas do texto, recuadas, em bloco, com corpo menor e sem aspas.
      • Autores citados devem ser mencionados por nome no corpo do texto e nas referências. Exemplo: "nas revisões mais abrangentes e acuradas sobre as causas de câncer nos Estados Unidos (Doll & Prello, 1981)".
      • Em citações diretas, incluir o número da página da publicação da qual os trechos foram extraídos.
      • Notas servem para acrescentar dados complementares, e não para registrar referências.
         

      Atenção:

      Textos acessórios (para orelha, quarta capa e prefácio) devem ser escritos por profissionais que não o(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Devem ainda conter a assinatura e os créditos de quem os redigiu. O convite para elaborar esses textos cabe ao(s) autor(es) ou organizador(es). Orelhas e quarta capa são textos obrigatórios, prefácio é opcional.
      No caso de livros que integram coleções, não é preciso providenciar texto para a quarta capa, pois cada coleção traz, nesse espaço, um texto padrão sobre a linha editorial que norteia a coleção.
      Tais textos somente devem ser providenciados e enviados após o aprove formal de publicação do livro pelo Conselho Editorial.


      :
      Padrão para Referências (exemplos)

      Livro

      RIVERA, F. J. U. Análise Estratégica em Saúde e Gestão pela Escuta. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.

      Observação: em obras com mais de três autores, registrar o nome do primeiro acompanhado do termo et al.

      Capítulo de livro

      CAPELLÀ, D. & LAPORTE, J. R. Métodos empregados em estudos de utilização de medicamentos. In: LAPORTE, J. R.; TOGNONI, G. & ROZENFELD, S. (Orgs.). Epidemiologia do Medicamento: princípios gerais. São Paulo: Hucitec, Abrasco, 1989.

      Artigo de periódico

      LESER, W. Crescimento da população e nível de vida em São Paulo. Problemas Brasileiros, 12(134): 16-29, 1974.

      Observação: títulos de periódicos não devem ser abreviados. Exemplo: American Journal of Epidemiology.

      Monografias, teses e dissertações

      TRAIMAN, P. Aspectos Anatômicos da Glândula Lacrimal e de sua Inervação no Macaco-prego Cebus appela, 1988. Dissertação de Mestrado, São Paulo: Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista.

      Padrão para Créditos

      Os créditos de autor(es) ou organizador(es), bem como de convidados para escrever textos acessórios – orelhas, quarta capa, prefácio – devem conter as seguintes informações: graduação, maior titulação obtida/instituição e atual inserção profissional.

      Exemplo:

      José da Silva. Farmacêutico, doutor em saúde pública pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DMP/FM/USP), professor titular da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.
       


      IMPORTANTE:

      Antes de encaminhar seus originais à Editora Fiocruz, faça uma checagem dos itens fundamentais a cada etapa:

      Ao propor os originais:

      • no e-mail de submissão dos originais, foram anexados todos os arquivos solicitados: originais em .PDF e carta de apresentação, com indicação de currículo Lattes do(s) autor(es) e/ou organizador(es)?
      • na carta, estão também indicados os nome(s), endereço(s) completo(s), telefone(s) e e-mail(s) do(s) autor(es) ou, no caso de coletâneas, dos organizador(es)? Idem para sugestão (opcional) de pareceristas?

      Após a aprovação, ao enviar os originais em versão final/definitiva:

      • os originais estão em arquivo aberto, editável (.DOC, .RTF ou similar) e, se for o caso, se fazem acompanhar de carta que explicite as modificações feitas à luz do parecer editorial?
      • figuras, gráficos, tabelas e quadros estão preparados também em arquivos Word/Excel, Ilustrator ou Corel (em vetor ou em .EPS) individuais, editáveis e sem tabulações?
      • todas as figuras incluem autoria e fonte?
      • as imagens estão em formato .TIF ou .JPG, com resolução adequada (ideal de 600 DPI), no tamanho a ser reproduzido (mínimo de 10x15 cm), ou maior?
      • as fotografias, imagens, figuras ou qualquer reprodução de peças de acervos estão acompanhadas de autorização para reprodução assinada por seu autor e/ou responsável pelo acervo de que faz parte?
      • em caso de fotografia em que haja pessoas, foram anexadas autorizações destas (ou, se for o caso, de herdeiros ou de acervos) para reprodução?

       

      Voltar ao topoVoltar