Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Existe tratamento para a monkeypox?

Existe tratamento para a monkeypox?

15/08/2022
Compartilhar:

Atualizada em 06.09.22: Pessoas com monkeypox devem seguir as orientações médicas. Os sintomas normalmente desaparecem por conta própria, sem a necessidade de tratamento. Se necessário, remédios para dor (analgésicos) e febre podem ser usados para aliviar alguns sintomas. É importante que a pessoa com monkeypox tome bastante água, coma bem e descanse. 

 

Evite coçar a pele. As bolhas e feridas na pele precisam de cuidado. Lave bem as mãos antes e depois de tocar nas feridas e mantenha a pele seca e descoberta. Na presença de outras pessoas, a pessoa doente deve cobrir as feridas com roupas ou um curativo até que consiga se isolar novamente. As feridas podem ser mantidas limpas com água fervida ou antisséptico. 

 

As feridas na boca podem ser lavadas com água salgada. Já banhos quentes com bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio (sal  de Epsom) podem ajudar com as feridas no corpo. Para aliviar a dor, é possível aplicar lidocaína nas feridas da boca e próximas ao ânus.

 

Muitos anos de pesquisa sobre o tratamento da varíola ajudaram no desenvolvimento de produtos que também podem ser úteis no tratamento da monkeypox. Um antiviral desenvolvido para tratar a varíola (Tecovirimat) foi aprovado em janeiro de 2022 pela Agência Europeia de Medicamentos para o tratamento da monkeypox. Esse remédio, porém, ainda não está disponível na maioria dos países. A experiência com esses remédios no contexto do surto atual da monkeypox é limitada. Ainda são necessários estudos para ampliar o conhecimento sobre essas estratégias de tratamento.
 

Perguntas relacionadas

Voltar ao topoVoltar