Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Qual a diferença entre isolamento vertical, horizontal e lockdown?

Qual a diferença entre isolamento vertical, horizontal e lockdown?

01/07/2020
Compartilhar:

Revalidada em 29/04/2022 - No isolamento vertical, apenas as pessoas do grupo de risco ficam em casa. No caso da Covid-19, o grupo de risco é formado por idosos e pessoas com doenças como diabetes, hipertensão (pressão alta), problemas cardíacos, obesidade e outras doenças que afetam os sistemas respiratório, imunológico ou neurológico. Neste caso, jovens e saudáveis poderiam circular normalmente. Durante muito tempo da pandemia da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde foi contra essa forma de isolamento, uma vez que os jovens podem contrair e transmitir a doença para os mais vulneráveis e o número de contaminados pode aumentar rapidamente.

 

No isolamento horizontal, todos devem permanecer em casa. todos devem permanecer em casa. A medida limita ao máximo o contato entre as pessoas, evitando que a doença se espalhe. Apesar de causar impactos graves na economia, é essencial para evitar um aumento descontrolado dos casos da doença e o colapso no sistema de saúde, o que também causa danos à economia.

 

Já durante o lockdown (palavra em inglês que quer dizer “bloqueio” ou “confinamento”), somente os trabalhadores de áreas essenciais, como Saúde, Segurança, farmácias e supermercados podem continuar circulando. Essa medida é adotada para evitar de forma mais rápida e eficaz que o vírus se espalhe.
 

Fonte: Fiocruz.

Perguntas relacionadas

Coronavírus
Notícias, vídeos e outras informações sobre a pandemia

Avalie este conteúdo

Voltar ao topoVoltar