Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Webinário Incêndios e Saúde no Pantanal - Impactos, desafios e oportunidades (13/7)


06/07/2021

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

O Projeto Saúde única no Pantanal: Participação da Sociedade na vigilância de emergência de zoonoses como efeito pós-incêndios no território e formação de estratégias integradas de prevenção e controle faz parte dos projetos aprovados pelo Programa INOVA Fiocruz - Territórios Saudáveis e Sustentáveis. 

Muitas discussões sobre os impactos dos incêndios no Pantanal têm sido apresentadas. Entretanto, pouco se discute sobre os impactos e as complexas relações do fogo, dos arranjos paisagísticos e da biodiversidade com a saúde humana, com a fauna silvestre e a doméstica. 

Entre as primeiras atividades do projeto, o grupo que o constrói identificou a necessidade de apresentar aos parceiros e a sociedade local a proposta e a necessidade de integração de ações entre diversos entes e setores e trazer para a discussão elementos fundamentais para que os impactos dos incêndios recentes sejam considerados na vigilância da emergência de doenças e na saúde de todos.

Este seminário destina-se a iniciar as discussões sobre os impactos do fogo na saúde humana, dos animais silvestres e flora de modo integrado e na perspectiva do conceito de saúde única. Espera-se que a contribuição dos diversos participantes não só levante pontos importantes que deverão ser considerados pelo projeto, mas também o apontamento de lacunas de conhecimento, desafios e oportunidades que poderão ser consolidados para ações futuras, especialmente na vigilância em saúde.  

Sua participação é importante para enriquecer essa discussão!

Data: 13 de julho de 2021
On-line: YouTube VídeoSaúde
 

Voltar ao topoVoltar