Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Violência policial contra pessoas com deficiência é tema do novo episódio do Ecoar


07/06/2022

Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (Nippis/Fiocruz&Unifase)

Compartilhar:

Recentemente, foi veiculado na mídia a morte de Rhuan do Nascimento, de 27 anos, morador da Barreira do Vasco, comunidade em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Rhuan tinha deficiência intelectual e foi morto no dia 6 de maio, em uma ação policial. No final de março deste ano, Leonardo Bezerra, um jovem surdo, morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi espancado e preso por suspeita de ter roubado um telefone celular, sem conhecer a LIBRAS, ele teve a prisão confirmada. O site Inclusive.org, portal que reúne notícias sobre cidadania e inclusão, destacou casos parecidos, entre 2014 e 2020, em diferentes cidades do país: Salvador, Niterói, Rio Branco, Cascavel, Maceió, Vitória, Cuiabá e Monsenhor Gil. 

Estes são apenas os casos que chegaram nas mídias grandes mídias e jornais, uma outra realidade que se máscara pela invisibilidade informacional do sistema de segurança brasileiro, são os dados sobre a população com deficiência privada de liberdade. Dados fornecidos pela Lei de Acesso à Informação, publicados em uma matéria da Ponte.org, revela que são quase 6 mil pessoas privadas de liberdade que têm algum tipo de deficiência e apenas 11% estão em prisões adaptadas. No entanto, esse número pode ser ainda maior, já que não foram considerados os casos de deficiência mental e apenas 65% das unidades prisionais do país dispunham dessa informação. 

Diante desse contexto, o Ecoar - Diálogos de Cidadania convida para debater sobre a violência policial contra pessoas com deficiência: Luis Eduardo Arruda, coronel veterano da Polícia Militar do Estado de São Paulo, bacharel em direito e especialista em liberdade pública; e Raul Paiva, enfermeiro, doutorando da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Grupo de Trabalho "Deficiência e Acessibilidade" da ABRASCO.

O programa vai ao vivo nos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE, no dia 08/06, quarta-feira, às 14 horas, com intérpretes de LIBRAS. 

Ecoar - Diálogos de Cidadania

O Ecoar - DIálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz&UNIFASE) produzido por Cristina Rabelais e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.

Para conhecer o SISDEF, acesse: https://nippis.icict.fiocruz.br/sisdef/.

Assista abaixo o Episódio 08:

 

 

Voltar ao topoVoltar