Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VigiFronteiras-Brasil promove seminário sobre vigilância em saúde


29/11/2022

Bruna Cruz (VigiFronteiras Brasil / Vpeic / Fiocruz)

Compartilhar:

O Programa Educacional em Vigilância em Saúde nas Fronteiras (VigiFronteiras-Brasil) da Fiocruz promove, no próximo sábado (3/12), a partir de 10h, o seu primeiro seminário internacional com o tema Vigilância em saúde: aspectos relacionados às fronteiras, ao SUS e ao regulamento sanitário Internacional. O evento conta com a participação de especialistas da Fiocruz, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde. A discussão será transmitida ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube

 

Entre os participantes estão o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio, que vai falar sobre aspectos da vigilância laboratorial em saúde; o consultor nacional na Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta às Emergências e Desastres da Opas/OMS-BR, Rodrigo Frutuoso, que abordará pontos sobre o Regulamento Sanitário Internacional; e a coordenadora substituta do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Rebeca Campos. Ela vai falar sobre como estão estruturados os Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) no Brasil e, principalmente, nas fronteiras. 

Pesquisador da Fiocruz Brasília, Eduardo Hage participa como debatedor. A condução das discussões será feita pela coordenadora geral adjunta e do Stricto sensu da Fiocruz e coordenadora do Programa VigiFronteiras-Brasil, Eduarda Cesse, e pela coordenadora acadêmica do Programa VigiFronteiras-Brasil, Andréa Sobral.

O evento terá transmissão em português/Libras e em espanhol. Não é preciso se inscrever para participar. Não haverá concessão de certificados. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ascom.formavigisaude@fiocruz.br.

Em português/Libras:

Em espanhol:

VigiFronteiras-Brasil

O Programa Educacional em Vigilância em Saúde nas Fronteiras (VigiFronteiras-Brasil) tem como objetivo formar mestres e doutores para contribuir com o fortalecimento, aprimoramento e qualificação dos profissionais e das ações e serviços de vigilância em saúde. A intenção é que eles possam melhorar a atuação nas respostas às emergências de saúde pública de importância nacional e internacional nas regiões da faixa de fronteira do Brasil e nos países vizinhos. 

A formação é de responsabilidade da Fiocruz, uma das principais instituições de formação e qualificação de pessoal para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Brasil. É realizada por meio de um consórcio entre os Programas de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e o Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (ILMD/Fiocruz Amazonas), além de docentes da Fiocruz Mato Grosso do Sul. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Saúde e a Opas. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar