Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VideoSaúde divulga programação de setembro


03/09/2018

Por: Cris Gomes (Icict/Fiocruz)*

Compartilhar:

Chegou setembro e a boa nova da VideoSaúde é a série Campos, Águas e Floresta, que dá visibilidade às diferentes realidades territoriais e à forma como profissionais de saúde utilizam para prevenção de doenças, promoção da saúde e para a melhoria na qualidade de vida da população nessas localidades. Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), drogas, saúde bucal e agrotóxicos são alguns temas apontados nos dois episódios, gravados nas cidades de Manaus e Ceará. Também conheça o trabalho da equipe de profissionais que atuam no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas. Por fim, para fechar o mês, um documentário do acervo da VideoSaúde retrata diferentes matizes da doença de Alzheimer e como ela transforma o cotidiano familiar.

A programação é exibida sempre às segundas-feiras, às 22:30, no Canal Saúde, com reprises em diferentes dias da semana. Confira.

03/09, segunda-feira, 22:30 - Série Campos Águas e FlorestaDST e drogas, os cuidados com o adolescente | O cuidado de pessoas com doenças crônicas | Agravos à saúde da população ribeirinha
Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

“DST e drogas, os cuidados com o adolescente” mostra, por meio de entrevistas com profissionais da saúde e usuários do SUS, as estratégias utilizadas para abordar essas temáticas com adolescentes, buscando a prevenção e o tratamento. “O cuidado de pessoas com doenças crônicas” traz histórias de vida dos pacientes crônicos e seus cuidadores. “Agravos à saúde da população ribeirinha” mostra o panorama das principais doenças que acometem a população nessas regiões, em especial a malária, e a importância do acompanhamento qualificado e contínuo dos profissionais da saúde.

Reprises:
05/09, quarta-feira, às 22:30
07/09, sexta-feira, às 22:30
09/09, domingo, às 21:30
10/09, segunda-feira, 22:30 - Série Campos Águas e Floresta – Lombalgias e práticas complementares | Agrotóxicos | Saúde bucal
Canal Saúde: TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

 

“Lombalgias e práticas complementares" trata da saúde de um agricultor que teve a saúde debilitada em função do desenvolvimento do seu trabalho. No segundo vídeo, são mostradas a realidade da população de Tabuleiro do Norte/CE e o risco a exposição aos agrotóxicos para a saúde humana. A última parte do programa apresenta as estratégias de prevenção e promoção da saúde bucal desenvolvidas pelo dentista da região para a população em suas diferentes fases da vida.

Reprises:

12/09, quarta-feira, às 22:30
14/09, sexta-feira, às 22:30
16/09, domingo, às 21:30
17/09, segunda-feira, 22:30 – Centro de Controle de Zoonoses
Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

O vídeo apresenta o trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde que atuam no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas, São Paulo, vinculado à Secretaria de Saúde do município. Questões relacionadas ao cuidado e à prevenção de doenças causadas por animais, assim como a infraestrutura laboratorial do CCZ, também são destaques no curta.

Reprises:
19/09, quarta-feira, às 22:30
21/09, sexta-feira, às 22:30
23/09, domingo, às 21:30
24/09, segunda-feira, 22:30 – Alzheimer: mudanças na comunicação e no comportamento
Canal Saúde: TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

A doença de Alzheimer é uma patologia neurológica degenerativa, progressiva e irreversível, que atinge toda a família, mudando significativamente o cotidiano familiar, com grande repercussão emocional, principalmente para aqueles que assumem a função de cuidador. Com o objetivo de tentar esclarecer algumas das incertezas que cercam os familiares durante a evolução da doença, este documentário apresenta informações básicas sobre mudanças na comunicação e no comportamento, que são os fatores de maior impacto e desestruturação na família.

Reprises:

26/09, quarta-feira, às 22:30
28/09, sexta-feira, às 22:30
30/09, domingo, às 21:30

Voltar ao topoVoltar