Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

VideoSaúde divulga a programação de março


04/03/2020

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O mês de março se inicia com uma explosão de Fake News. Onde buscar orientação segura e qualificada para cuidar da saúde? Quem pode orientar? As instituições de saúde devem e precisam estar preparadas para dialogar, esclarecer e influenciar consciente e positivamente a população que busca e compartilha informação a todo momento. Por tudo isso, o Programa Videosaúde segue aguçando e qualificando a busca por conhecimento. 

O primeiro dia, desperta nossa atenção para as ações de saúde: O filme DMS-40 anos exibe depoimentos de diferentes profissionais da área da Saúde Coletiva sobre o Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas e seus serviços de excelência em pesquisa e Medicina, e Mitos e verdades do SUS para conhecermos e refletirmos sobre o papel social do SUS. Apresenta depoimentos de usuários, críticas e elogios.

Vamos assistir animações que contam a história de descobertas científicas na área da Saúde e as transformações no preparo e consumo de alimentos no ambiente domiciliar. Tudo isso em duas produções: Mudando o mundo e Super Plunf.

Uma árvore bonita relata a história de jovens negros que enfrentam as diversas faces do preconceito racial, de gênero e socioeconômico.

Informe-se assistindo Colha à vontade, que traz temas importantes sobre alimentação, nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade, propondo uma nova perspectiva na relação entre o ser humano, a natureza e a produção de alimentos.

O documentário Síndrome de Down: origens, características e encaminhamentos, traz esclarecimentos sobre a Síndrome de Down, as origens, características físicas e intelectuais e possíveis encaminhamentos para o paciente e sua família.

Falando sobre a saúde da mulher, vamos assistir Brasil, aqui tem SUS- São Luís -MA, filme que retrata o Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEM) que acolhe mulheres em situação de violência que dão entrada no Hospital Dr. Clementino Moura, na periferia de São Luís-MA. Perfil: Aníbal Faúndes, documentário que conta a trajetória do médico chileno, especialista em saúde da mulher, que defende o aborto legal e seguro. Ele fala sobre a importância de políticas públicas para reduzir a prática do aborto inseguro, uma das principais causas de morte materna.      

Na programação especial, exibiremos o documentário Pedras, plantas e outros caminhos, documentário que conta a história de um acompanhamento terapêutico e o funcionamento e proliferação de saberes, práticas de cuidado e reinserção psicossocial.

O Programa VideoSaúde vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h30, pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. Confira as datas e horários no site do Icict.

Voltar ao topoVoltar