Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Vacina Covid-19: trabalhadores da Fiocruz serão vacinados de acordo com o PNI


27/01/2021

Fonte: CCS/Fiocruz

Compartilhar:

A Fiocruz tem se dedicado a promover o amplo acesso da população à vacina contra a Covid-19, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Seja pela participação institucional em estudos clínicos, na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico, bem como pela dedicação da Presidência e dos gestores envolvidos e, em especial, de toda a equipe do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), a vacina Covid-19 Fiocruz é hoje uma realidade no SUS.

Assim como todas as vacinas Covid-19 a serem produzidas pela Fiocruz serão destinadas ao SUS, todos trabalhadores da instituição também serão vacinados de acordo com os critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS), contidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e nos planos municipais, bem como considerando a disponibilidade de vacinas em cada município onde a Fiocruz se localiza. As orientações do PNI ou da Secretaria Municipal de Saúde sobre inclusão de novos grupos nos planos de vacinação serão informadas aos trabalhadores. As unidades regionais devem procurar as secretarias municipais de saúde para orientações locais.

Nova etapa da vacinação começa nesta quarta (27/1) no município do Rio

O município do Rio de Janeiro inicia nesta quarta-feira (27/1), ao meio-dia, uma nova fase de seu Plano de Vacinação. Até o dia 3 de fevereiro, profissionais de saúde com 60 anos ou mais que atuam na cidade nas redes pública e privada, e trabalhadores envolvidos na realização de exames para Covid-19 deverão procurar uma das 236 clínicas da família e centros municipais de saúde para tomar a vacina. Trabalhadores da Fiocruz que se encaixam nesse critério deverão também buscar as clínicas da família para vacinação. Não haverá vacinação desses trabalhadores na Fundação.

Podem ser vacinados nesta nova fase, as seguintes categorias de profissionais com 60 anos ou mais: assistentes sociais; biólogos; biomédicos; enfermeiros; farmacêuticos; fisioterapeutas; fonoaudiólogos; funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; médicos; nutricionistas; odontólogos; profissionais de educação física; psicólogos; e terapeutas ocupacionais.

Para os profissionais de saúde com mais de 60 anos, é importante que levem documentação e comprovante de seus conselhos de classe. Já os trabalhadores envolvidos na realização de exames para Covid-19 devem apresentar documento ou declaração que comprove sua atuação. A recomendação é de que as pessoas se vacinem na sua unidade de saúde de referência, que pode ser consultada aqui.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar