Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

TV Senado homenageia Oswaldo Cruz e o Dia da Saúde em agosto


06/08/2021

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Em parceria com a VideoSaúde, a TV Senado exibe neste mês três documentários do Selo Fiocruz Vídeo em comemoração ao aniversário do médico sanitarista e ao Dia Nacional da Saúde. A parceria,firmada neste ano, prevê a exibição de ao todo 17 filmes do acervo da VideoSaúde ao longo dos dois próximos anos.

Confora a programação:

MEIA LUA FALCIFORME - estreia sábado (07/8) às 19h30

Reprises: domingo (08) às 19h30, sábado (14) e domingo (15) às 17h30, sábado (21) às 07h30 e domingo (28) ao 12h

Sensações, olhos e ouvidos atentos para relatos carregados de emoção sobre a doença falciforme, predominante na população afrodescendente. O documentário apresenta o que é a enfermidade e como os pacientes podem ser melhor atendidos, trazendo situações reais que enfrentam, como o racismo que impede um melhor tratamento.

OSWALDO CRUZ NA AMAZÔNIA: estreia sábado (07) às 21h

Reprises: domingo (08) às 21h e sábado (14) e domingo (15) às 14h

No início do século XX, após a implantação das campanhas sanitárias no Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz partiu para a Amazônia, em viagem de inspeção sanitária aos portos do Brasil. Em 1910, realizou campanha contra a febre amarela em Belém e, em visita às obras de construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, estabeleceu um plano de combate à malária na região. Quase um século depois, utilizando filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios do cientista, uma equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) refez seu percurso e gerou este documentário, que resgata a memória e atualiza as principais questões de saúde por ele levantadas.

 REY, CIÊNCIA EM DEFESA DA VIDA: estreia sábado (07) às 22h

Reprises: domingo (08) às 22h e sábado (14) e domingo (15) às 15h

Seguindo os passos de Oswaldo Cruz, ele também foi para a Amazônia como médico. Levou jovens para conhecer a realidade do país. Foi proibido de ensinar e pesquisar pelo regime militar. Combateu as doenças da pobreza em diversos países. Orientou e formou dezenas de alunos. Escreveu livros. 'Rey, ciência em defesa da vida' é um documentário sobre o legado de um brasileiro.

Voltar ao topoVoltar