Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

SNCT 2021 na Fiocruz chega ao fim


05/11/2021

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

Chega ao fim a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021) na Fiocruz. Durante todo o mês de outubro a Fiocruz promoveu cerca de 160 atividades on-line, mobilizando um público de mais de 24 mil pessoas. A SNCT é uma das principais iniciativas de divulgação científica da Fundação; e uma das principais políticas públicas instituídas na área no país. O evento é coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, acontecendo desde 2004, sempre no mês de outubro.

O tema desta 18ª edição foi “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Foram diversos assuntos abordados, com destaque para os eixos temáticos Covid-19, vacinas e ambiente e saúde.

As programações ao vivo aconteceram entre os dias 4 e 8 de outubro. Foram 84 atividades, sendo 48 no YouTube da Fiocruz, 9 nos canais de YouTube e TV do Canal Saúde e 27 no Zoom. Foram painéis temáticos, papos virtuais, apresentações culturais, boletins e muitos momentos de troca com pesquisadores, estudantes jovens e crianças.

A partir do dia 13, foram lançadas 62 programações previamente gravadas. São atividades interativas, vídeos no formato portas abertas e ambientes virtuais, atividades infanto-juvenis, intervenções artísticas e depoimentos. Sem contar com os 11 episódios de podcasts, que já haviam sido lançados em setembro como parte do "Esquenta SNCT".

Evento on-line

Por conta da pandemia de Covid-19, a SNCT precisou ser totalmente on-line pelo segundo ano consecutivo. Apesar das dificuldades de interação com o público, a mudança de formato também trouxe vantagens. Antes, a Semana Nacional acontecia separadamente nas diferentes unidades, escritórios e sedes da Fiocruz. Agora, ela passou a ser um evento só, integrando toda comunidade Fiocruz, em conversas que unem pesquisadores da Fiocruz Amazônia, com Fiocruz Brasília, Bahia, Minas e por aí vai.

Além disso, as produções da SNCT continuam disponíveis nos canais da Fiocruz por tempo indeterminado. Todas as atividades que aconteceram na Semana de 2021 - e de 2020 - podem ser assistidas. O conteúdo continua disponível no canal do YouTube da Fiocruz e do Canal Saúde. Também é possível acessar tudo pelo site do evento. São cerca de 85 horas de atividades gratuitas e acessíveis. As atividades ao vivo contam com interpretação em libras; e as gravadas possuem duas versões: uma com libras e legenda e outra com audiodescrição.
Agradecemos a todos e todas a companhia durante o evento, que mostra o nosso compromisso com a ciência, a saúde pública e o desenvolvimento do Brasil.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar