Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Simpósio Fiocruz-Pasteur recebe inscrições até quarta-feira (3/6)


29/05/2015

Fonte: IOC/Fiocruz

Compartilhar:

Cada vez mais próximos de oficializar uma nova plataforma de colaboração, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Pasteur, realizam, nos dias 8 e 9 de junho, o I Simpósio Fiocruz-Pasteur, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Avenida Brasil, 4365). A plataforma, atualmente em fase de discussão, também envolverá a Universidade de São Paulo (USP). 

Tópico de interesse comum, as doenças infecciosas receberão destaque na programação do evento, que conta com palestrantes do Brasil e da França. “O Instituto Pasteur tem, assim como a Fiocruz, uma tradição em doenças infecciosas. Foi lá que foi detectado pela primeira vez o vírus HIV”, lembra Wilson Savino, diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e um dos organizadores do encontro. Neurociência e bioinformática também são temáticas abordadas no simpósio. “Selecionamos esses temas porque, no programa tripartite Fiocruz-USP-Pasteur que está em fase de estruturação, eles foram definidos como prioritários”, explica Savino.

Estudantes de pós-graduação e pesquisadores interessados em participar podem se inscrever até 3 de junho por meio de formulário eletrônico. O evento, que é gratuito, oferece 130 vagas e não exige pré-requisitos. As atividades acontecem no Auditório Maria Deane, do Pavilhão Leônidas Deane, no campus da Fiocruz em Manguinhos. “É sempre importante frisar que os jovens são o objeto e objetivo mais importante, pois são eles que constroem o amanhã”, destaca Savino, convocando a participação desse público.

De acordo com o coordenador, o encontro iniciará uma nova etapa da cooperação científica entre as instituições. “Já existe uma cooperação formal há mais de dez anos entre a Fiocruz e o Instituto Pasteur. A ideia é que agora isso mude de patamar, para uma cooperação mais estruturada, de mais longo prazo, e com a inclusão da USP”, frisou.

Confira a programação

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar