Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário “Técnicas e Métodos que promovem o protagonismo dos Sujeitos de Pesquisa será realizado no dia 10 de maio


04/05/2023

Suzane Durães - SAS/VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

No dia 10 de maio (quarta-feira), das 10h às 13h, será realizado o seminário “Técnicas e Métodos que promovem o protagonismo dos Sujeitos de Pesquisa”. Esse é o quinto evento do Ciclo de Seminários realizado no âmbito da pesquisa “Ecocídio e Globalização dos Cerrados Brasileiros: resistências e lutas dos povos e comunidades originários e tradicionais pelos direitos à saúde e à vida”, desenvolvida no âmbito da cooperação internacional entre a Fiocruz e o Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra). 

O seminário será ministrado pela representante da Comissão Pastoral da Terra e da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, Valeria Pereira Santos; professor do CES, João Arriscado; professor do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e integrante da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030” (EFA 2030), Marcelo Rasga; pesquisadora da Fiocruz/Ceará, Vanira Pessoa; e pela pesquisadora do Núcleo de Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/Ensp/Fiocruz), Marina Fasanello. O moderador do seminário é o coordenador da pesquisa e do Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade (FioPROSAS/Fiocruz), Guilherme Franco Netto. 

Segundo Guilherme Franco Netto, a pesquisa tem por objetivo buscar dar visibilidade ao ecocídio a que povos originários e comunidades tradicionais dos cerrados brasileiros são submetidos. Também visa contribuir para a formulação de políticas de saúde e intersetoriais que superem os problemas sociais enfrentados por este segmento invisibilizados da população brasileira. 

O seminário acontecerá de forma híbrida, sem inscrição obrigatória, e será transmitido pelo YouTube da Ensp.

Leia mais sobre o Ciclo de Seminários

Voltar ao topoVoltar