Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário “Resistências e Lutas dos povos e comunidades Tradicionais dos Cerrados Brasileiros II” será realizado no dia 7 de junho


01/06/2023

Suzane Durães - SAS/VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

No dia 7 de junho, quarta-feira, das 10h às 13h, será realizado o último seminário “Resistências e Lutas dos povos e comunidades Tradicionais dos Cerrados Brasileiros II” promovido pela cooperação internacional entre a Fiocruz e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. 

Participarão do seminário Hermano Castro, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/ Fiocruz); Aliene Barbosa, do Coletivo de Fechos de Pasto do Oeste da Bahia e da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado; Paulo Rogério Gonçalves, da Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO) e da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado; Socorro Alves Carvalho, liderança da Comunidade Quilombola Cocalinho, Moquibom, Mulheres Guerreiras da Resistência e da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado; Alexandre Pessoa e André Campos Búrigo, pesquisadores da Fiocruz; e Teresa Cunha (a confirmar), do CES. 

A atividade faz parte da primeira etapa da pesquisa “Ecocídio e Globalização dos Cerrados Brasileiros: resistências e lutas dos povos e comunidades originários e tradicionais pelos direitos à saúde e à vida”. 

Coordenada por Guilherme Franco Netto, do Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade (FioPROSAS/Fiocruz), a pesquisa tem como foco 15 comunidades dos cerrados brasileiros - que vivem em oito dos onze estados abrangidos por este bioma -, nas quais o ecocídio foi denunciado pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado ao Tribunal Permanente dos Povos (TPP), com sede em Roma/Itália.

Após uma série de audiências e discussões, em 2022, o TPP condenou o Estado Brasileiro e empresas públicas e privadas, vinculadas aos grandes negócios agro-minero-hidro-industriais, pelos crimes de ecocídio e genocídio cultural sofrido pelos povos cerratenses. O coordenador Guilherme Franco Netto acompanhou o julgamento e a partir da indignação com esta realidade cruel, o projeto de pesquisa começou a ser formulado juntamente com a Campanha em Defesa do Cerrado. A segunda etapa da pesquisa compreende um estudo em uma comunidade selecionada.

Saiba mais sobre a pesquisa.

Para assistir o seminário, acesse o canal do YouTube da Ensp.

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar