Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário online ‘Bibliotecas e a convivência com a Covid-19’ acontece nesta sexta


17/07/2020

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O acesso à informação é crucial para o enfrentamento da crise do novo coronavírus. A própria crise, porém, impõe desafios renovados para o fortalecimento desse acesso: bibliotecas fechadas ao público, desigualdades no acesso à internet e um fluxo crescente de publicações científicas de muita relevância, por exemplo. Como os profissionais do campo da informação têm buscado soluções para esses desafios? Este é o mote do seminário online “Bibliotecas e a convivência com a Covid-19”, que ocorre nesta sexta (17/7), às 14h30.

O evento integra as atividades do Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, e pode ser visto por qualquer internauta, no canal de YouTube da VideoSaúde Distribuidora. A mediação é da pesquisadora Viviane Veiga, coordenadora da Rede de Bibliotecas Fiocruz.

Quatro especialistas da área vão debater soluções, baseadas em evidências, para atividades presenciais nas bibliotecas, discutindo a importância de protocolos para proteção de profissionais, usuários e acervos, na convivência com a Covid-19. E vão, claro, compartilhar experiências vividas desde o começo da epidemia.

Protocolos e medidas de segurança

A chegada do novo coronavírus, afinal, vem exigindo criatividade e desenvoltura tecnológica das bibliotecas e acervos científicos. “O maior desafio tem sido o empréstimo dos itens do acervo que não têm um representante digital”, aponta Viviane. O mundo todo está em expectativa para que a ciência decifre os muitos aspectos do vírus, e isso acarreta uma busca grande pelo acervo científico já existente. Ao mesmo tempo, é preciso proteger tanto usuários quanto profissionais das bibliotecas. Isso fez com que aumentassem os esforços para soluções online. Mas não resolve outro desafio: a proteção e manutenção dos acervos físicos e dos espaços das bibliotecas. Por isso é fundamental criar protocolos e medidas de segurança, antes mesmo da reabertura dos espaços ao público. 

“Precisamos ter um cuidado especial com o acervo, e este ponto é delicado”, destaca a pesquisadora. “Além do empréstimo, o uso dos espaços da biblioteca também é demandado como um espaço de leitura, produção de conhecimento e acesso à internet. Sobre este último ponto é importante ressaltar que vivemos em um país com grandes desigualdades sociais e o acesso à internet, mediado pelos espaços das bibliotecas, muitas vezes é fundamental na formação do aluno e no desenvolvimento de pesquisas.”

Viviane também narra como as bibliotecas da Fundação têm buscado caminhos para lidar com a crise do novo coronavírus: “Na Rede de Bibliotecas Fiocruz, investimos ainda mais nas plataformas digitais e transferimos vários processos que antes eram realizados apenas presencialmente para o atendimento online. Já vínhamos há alguns anos trabalhando na articulação de serviços, com um sistema único para as bibliotecas. Por isso, pudemos contar com tecnologia para dar uma resposta mais rápida aos nossos usuários. Em breve teremos uma biblioteca virtual para o acervo. Além disso, conseguimos disponibilizar uma plataforma de busca integrada, articulando várias fontes de informação, contabilizando mais de 100 mil publicações em Covid-19.”

Bibliotecas e a convivência com a Covid-19

 

Voltar ao topoVoltar