Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário discute desafios para a saúde global em 2022 (23/2)


21/02/2022

Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) discutem, nesta quarta-feira (23/2) às 10h, os principais desafios e perspectivas que o setor enfrentará em 2022. O tema começou a ser debatido no primeiro seminário do ano, mas agora avança por mais campos. O painel desta semana vai enfocar de forma específica a agenda da saúde pública, analisando os principais pontos, como o tratado internacional para prevenção e combate de pandemias, a situação em relação à Covid-19 no mundo e os desafios da sociedade civil. Entre os participantes está Mariângela Simão, diretora assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde

Mariângela Simão dará uma visão panorâmica sobre os principais temas de saúde global para 2022 e os desafios e as oportunidades que eles trazem para a comunidade de saúde pública. O médico armênio Haik Nikogosian, membro do Global Health Centre e do Graduate Institute de Genebra, abordará as perspectivas para o Tratado Global sobre Pandemias, cujo organismo de negociação deverá ter sua primeira reunião em março. Ele falará sobre o futuro tratado, o impacto crescente dos processos de integração regional na saúde global, e a aceleração crescente da interface entre as polícias multisetoriais e multilaterais na saúde global. 

Caberá ao professor Luís Eugenio de Sousa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e presidente eleito da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA), falar sobre as perspectivas para a saúde pública sob o ponto de vista da sociedade civil e das agremiações de sanitaristas. 

A coordenação do painel está a cargo de Luiz Augusto Galvão, pesquisador sênior do Cris/Fiocruz e membro da Estratégia Fiocruz sobre a Agenda 2030 (EFA 2030). “Este é um ano especial, já que a reconstrução pós-pandemia e o fortalecimento frente às próximas crises sanitárias requer uma grande colaboração em um ambiente de desafios geopolíticos que foram discutidos no seminário anterior”, explicou Galvão, que vai moderar o evento.

Seminário Agenda da Saúde Global: Perspectivas 2022 terá transmissões em português (abaixo), inglês e espanhol.

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar