Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário debate a preservação e a curadoria de patrimônios digitais


17/11/2021

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Os documentos institucionais, os registros pessoais, os produtos de projetos de digitalização de acervos, entre outros itens digitais e nato digitais, integram um patrimônio considerável, que deverá ser protegido e mantido ao longo do tempo. Para debater a preservação e curadoria desse patrimônio e suas implicações técnicas, tecnológicas, políticas, institucionais, sociais e econômicas, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o seminário Experiências e reflexões sobre patrimônio digital, que será transmitido pelo Youtube da Casa de Oswaldo Cruz nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os interessados em participar do evento têm até dia 29 de novembro para se inscrever pelo e-mail seminariopatrimonio@fiocruz.br, informando nome completo e filiação institucional.

Fruto de uma parceria entre a COC, o Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco/Departamento de Ciência da Informação), o seminário é dirigido à comunidade acadêmica, aos profissionais que lidam com produção, gestão, preservação e difusão de acervos digitais e aos estudantes em geral, que terão oportunidade de assistir especialistas com variadas experiências na área de acervos digitais, seja na curadoria, na gestão ou na reflexão acadêmica.

O evento está vinculado à Cátedra Oswaldo Cruz, iniciativa que se alinha aos objetivos estratégicos da Unesco de refletir sobre as relações entre ciência, política e sociedade. Segundo Aline Lopes Lacerda, que integra a Vice-Diretoria de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica, essa associação demonstra como a questão da preservação do patrimônio é um tema que deve ser pensado num espectro amplo, em conexão com reflexões internacionais. “A Unesco é uma entidade que vem se envolvendo em projetos e em ações de digitalização visando tanto a preservação de acervos quanto a difusão do conhecimento desses patrimônios. Portanto, o seminário converge para áreas de atuação da Unesco nas quais a questão da preservação e divulgação do patrimônio são centrais”.

Experiências e reflexões sobre patrimônio digital
Inscrições: 16/11 a 29/11

Dia 30/11
9h30 – 9h45 Abertura do evento
9h45 – 12h Mesa: Curadoria do patrimônio digital
Mediador: Francisco Paletta (Universidade de São Paulo/USP)
- A permanência do efêmero: desafios na gestão do patrimônio nato-digital - Aquiles Brayner (Universidade Federal do Cariri/UFCA)
- Digitalização, preservação e acesso: a experiência da Biblioteca Brasiliana Mindlin/USP no campo digital - Alexandre Moreli (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/USP)
14h – 16h Mesa redonda: Os caminhos da preservação digital em rede
Debate com os organizadores: Miguel Arellano (Rede Cariniana); Marcos Galindo (Rede Memorial de Pernambuco) e Marcos José Pinheiro (diretor da COC/FIOCRUZ)

Dia 01/12
9h30 às 12h Mesa: Preservação do patrimônio digital
Mediador: Charley Luz (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo/FESPSP)
- Preservação e Patrimônio: os fios que tecem um futuro digital - Maria Manuela Pinto (Universidade do Porto/U.Porto)
- Preservação digital: requisitos, estratégias, produção científica e iniciativas - Danilo Formenton (Universidade Federal de São Carlos/UFSCar)

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar