Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário debate a formação em saúde pública


25/10/2019

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

Entre os dias 30 e 31 de outubro a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promoverá o Seminário de Ensino 2019. Com o tema Formação e Avaliação como campos de disputa e resistência: concepções, desafios e consequências, o evento debaterá, na abertura, a formação em saúde pública em tempos de crise. O debate contará com a participação do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Kenneth Rochel de Camargo Junior, e do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Túlio Batista Franco. O Seminário de Ensino é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.

O seminário terá início às 8h30 com o acolhimento, às 9h será realizada cerimônia de abertura e a partir das 9h30 acontecerá a mesa Formação em Saúde Pública em tempos de crise, sob a coordenação do pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp), Gideon Borges. Ainda no dia 30 de outubro, às 14 horas, será realizada a mesa Avaliação: Concepções, desafios e consequências, sob a coordenação da pesquisadora da Ensp, Marly Cruz. A mesa contará com a participação da pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Geisa Mendes, que abordará Avaliação como campo de disputa e resistência: concepções, e do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Luiz Antonio Saleh, que falará sobre A relação formação-avaliação na sociedade contemporânea: principais desafios.

No segundo dia de atividades, 31 de outubro, a partir das 9h30 acontecerá a Roda de Diálogo Relações de poder e processos avaliativos, sob a mediação da representante do Fórum de Estudantes, Elizabeth Leite Barbosa. A roda debaterá Relações de poder no meio acadêmico e a relação com a saúde mental na vida acadêmica, com a participação do doutor em psicologia pela (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Robson Nascimento Cruz; Enfrentamento do assédio moral, racismo e adoecimento dos estudantes da pós-graduação, com a participação do Vice-presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) da regional de São Paulo e doutorando em Química da Universidade de São Paulo (USP), Raí Campos Silva; e Processos avaliativos e práticas educativas na pós-graduação, com a participação do doutor em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO), Marcelo Aranda Stortti.

Encerrando as atividades do Seminário de Ensino 2019, partir das 14 horas, será realizada a mesa Ensp: enfrentando desafios e construindo caminhos para a garantia de uma formação pública gratuita e de qualidade. Os debates da mesa serão divididos em duas modalidades de ensino, stricto e lato sensu. No âmbito do stricto sensu a mesa contará com a participação da coordenadora do Programa de Saúde Pública, Marly Cruz; da coordenadora do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, Andréa Sobral de Almeida; da coordenadora do Programa Profissional em Saúde Pública, Elyne Engstron; da coordenadora do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública, Enirtes Caetano Prates Melo; e do coordenador do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Sergio Rego. No âmbito dos cursos lato sensu o debate contará com a participação do coordenador geral de Pós-Graduação Lato Sensu e Qualificação Profissional, Rafael Arouca. A mesa será mediada pela Vice-diretora de Ensino da Ensp, Lúcia Maria Dupret.

Todas as atividades do Seminário de Ensino 2019 serão realizadas no salão internacional da Ensp.

Acesse a programação.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar