Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário “Aportes teóricos ao estudo do ecocídio e da globalização dos territórios III: saúde e natureza” será realizado no dia 29 de março


24/03/2023

Suzane Durães (SAS/VPAAPS/Fiocruz)

Compartilhar:

Será realizado no dia 29 de março (quarta-feira), das 10h às 13h, o seminário “Aportes teóricos ao estudo do ecocídio e da globalização dos territórios III: saúde e natureza”, com a participação da coordenadora-geral de Gestão do Conhecimento, da Informação, da avaliação e do Monitoramento da Saúde Indígena do Ministério da Saúde e representante do Povo Macuxi/Wapichana, Giovana Mandulão; a pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFCE), Raquel Rigotto; a representante da Articulação Pacari que integra a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, Lourdes Laureano; o representante indígena da Aldeia Tingüi-Botó (AL), Marcelo Tingüi-Botó; e o professor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, João Arriscado. 

O moderador do seminário é o coordenador da pesquisa e investigador visitante do CES, Guilherme Franco Netto, que também coordena o Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz). O debatedor é o professor do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e integrante da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030” (EFA 2030), Marcelo Rasga. 

Esse é o quarto evento do Ciclo de Seminário realizado no âmbito da pesquisa “Ecocídio e Globalização dos Cerrados Brasileiros: resistências e lutas dos povos e comunidades originários e tradicionais pelos direitos à saúde e à vida”, desenvolvida no âmbito da cooperação internacional entre a Fiocruz e o CES. 

A pesquisa tem por objetivo buscar dar visibilidade ao ecocídio a que povos originários e comunidades tradicionais dos cerrados brasileiros são submetidos. Também visa contribuir para a formulação de políticas de saúde e intersetoriais que superem os problemas sociais enfrentados por este segmento invisibilizados da população brasileira. 

O seminário acontecerá de forma híbrida, sem inscrição obrigatória, e será transmitido pelo canal do YouTube da Ensp

Acesse a agenda completa do Ciclo de Seminários.

Voltar ao topoVoltar