Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde pública e coletiva são temas de seminário


07/11/2022

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) realizará, em parceria com a Escola de Altos Estudos em Saúde Pública (EHESP), da França, o Seminário Conjunto Questões atuais de Saúde Pública/Saúde Coletiva, nos dias 8 e 9 de novembro. O evento será na sala 410 do prédio Ernani Braga (principal da Ensp) e terá transmissão ao vivo pelo canal da Escola no Youtube

O seminário conjunto será realizado no âmbito do Memorando de Entendimento (MdE) assinado em maio de 2019 para Cooperação Internacional entre a Fundação Oswaldo Cruz e a EHESP. Mas a parceria com a instituição francesa, anteriormente chamada ENSP/Rennes, começou nos anos 1990, no campo da Gestão Hospitalar. O documento mais atual, vigente até 2024, definiu as bases do acordo de cooperação entre as instituições nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, com ênfase nos seguintes campos: saúde e meio ambiente, gestão hospitalar e promoção da saúde.

No dia 8 de novembro, o evento começará com falas dos diretores das instituições, Marco Menezes, da Ensp/Fiocruz, e Isabelle Richard, da EHESP. O coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, e o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Zasso Pigatto, serão os palestrantes. Depois, serão realizadas três mesas temáticas, com exposições objetivas, para oportunizar trocas entre os presentes. A primeira, à tarde, será sobre Migração, Condições de Vida e Saúde. No dia 9, as mesas terão como temas Alguns desafios e respostas dos sistemas universais de saúde, pela manhã, e Ambiente, Direitos Humanos e Saúde, no período da tarde.

“Nessa cooperação estão previstos diversos tipos de atividades que são fundamentais no processo de internacionalização da pesquisa e do ensino, processo tão caro para toda a Fiocruz. Dentre elas: a possibilidade de elaboração e execução conjunta de projetos de investigação; intercâmbios de pesquisadores, estudantes e técnicos; organização conjunta de seminários; orientação de dissertações e teses, se possível no regime de cotutela”, afirma a vice-diretora da Escola de Governo em Saúde da Ensp, Marismary Horsth De Seta, que completa dizendo que a realização do seminário "representa também uma oportunidade de, com a vinda dos colegas franceses, expandirmos a nossa cooperação". Na véspera, dia 07 de novembro, haverá uma reunião nesse sentido com a Direção, chefias de departamentos e centros da Escola.

Cada uma das mesas terá apresentações de pesquisadores da Ensp e, também, da EHESP. Cada palestrante fará sua exposição em até 20 minutos. Confira os nomes dos palestrantes e os títulos das apresentações na programação abaixo:

08/11

9h - Abertura e introdução do seminário
Marco Menezes, diretor da ENSP
Isabelle Richard, diretora da EHESP 
Paulo Buss, coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz)
Fernando Zasso Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS)

13h - Mesa 1: Migração, Condições de Vida e Saúde 

Novas questões da imigração em França no contexto internacional: uma perspectiva socioeconômica - Jean-Marie André, EHESP 
Mulheres venezuelanas no Brasil: migração entre países do Sul Global - Maria do Carmo Leal, Ensp
Trabalho, migração e saúde - Cristiane Andrade, Ensp
Programa educativo de vigilância sanitária nas fronteiras (VigiFronteiras-Brasil) do Brasil e dos países da América do Sul - Andrea Sobral, Ensp

09/11 

9h - Mesa 2: Alguns desafios e respostas dos sistemas universais de saúde
Saúde em todas as políticas e avaliações de impacto na saúde - Françoise Jabot, EHESP
Respostas à pandemia de Sars-Cov: lições da experiência francesa - Françoise Jabot e Jean-Marie André, EHESP
Respostas à pandemia de Sars-Cov: lições do Brasil - Margareth Chrisostomo Portela, Ensp
Cuidados primários de saúde em territórios remotos do Brasil - Márcia Fausto, Ensp

13h - Mesa 3: - Ambiente, Direitos Humanos e Saúde

A questão saúde-ambiente em França - Vincent Bessonneau, EHESP
Mineração na Amazônia: exposição dos povos indígenas aos metais pesados: Paulo Basta, Ensp
A situação das populações na fronteira Brasil- Guiana: lições de pesquisas recentes - Valérie Morel, Universidade de Artois (a confirmar tipo de participação)
Mobilizações de cidadãos sobre questões ambientais - Sylvie Olitrault, EHESP (remoto)
Moderador: Luis Claudio Meirelles – CESTEH/ENSP


 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar