Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Resultado final do edital de fomento para pré-vestibulares populares do Rio de Janeiro


28/12/2023

Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Presidência)

Compartilhar:

A Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz divulgou, no dia 22 de dezembro, o resultado final do edital de fomento para pré-vestibulares populares do Rio de Janeiro, lançado em outubro de 2023. Foram selecionados 24 pré-vestibulares populares para receberem as bolsas de R$1.000,00 e 12 pré-vestibulares populares para as bolsas de R$500,00. Ao final do período de 10 meses do fomento, a intenção é converter a experiência dos pré-vestibulares contemplados em pauta de políticas públicas para a educação popular. Acesse o documento com a tabela de pré-vestibulares populares selecionados.  

O principal objetivo é incentivar a organização, gestão e mobilização desses cursos que promovem acesso à educação e preparação para o vestibular de estudantes em situação de vulnerabilidade social. A comissão de avaliação do edital de fomento considerou características específicas da região metropolitana do Rio de Janeiro, como espacialização, as diferenças estruturais entre os concorrentes e o grau de vulnerabilidade dos pré-vestibulares.  

A seleção é uma iniciativa do Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ) e do projeto Tecendo Diálogos, coordenado por um Comitê Gestor com representantes do Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ), do Fórum Favela Universidade, organizações de base comunitária das favelas da Maré e de Manguinhos, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e, na Fiocruz, da Cooperação Social da Presidência e do Museu da Vida Fiocruz. 

Os selecionados serão convidados a participar de um processo de formação junto à Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, para implementação e acompanhamento das bolsas. A data será encaminhada no grupo do FPVP-RJ e no e-mail dos pré-vestibulares selecionados. 

Sobre o projeto  

Com o objetivo de valorizar a educação superior e reforçar o campo da promoção da saúde a partir de ações coordenadas entre os pré-vestibulares populares ou comunitários, as universidades públicas, a Fiocruz e os movimentos sociais organizados, o projeto aposta na juventude organizada para fortalecer o diálogo e a produção de conhecimento e ação política, no âmbito da promoção da saúde, da educação superior, da ciência cidadã e da participação social. Seus grupos de trabalho são: Mapeamento dos Pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro; Jornada Científica Favelades Universitáries; Levantamento Bibliográfico Maré/Manguinhos; Lutas e Letras; Trajetórias; e o GT de Saúde Mental e Integral. Além da Fiocruz e da UFRJ, participam do Comitê Gestor do projeto Tecendo Diálogos o Fórum de Prés-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ), o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), o Museu da Maré, a Rede de Empreendimentos Sociais para o Desenvolvimento Socialmente Justo, Democrático e Sustentável (RedeCCAP) e o Conselho Comunitário de Manguinhos.  

Acompanhe as ações do projeto pelas redes sociais do Fórum Favela Universidade e do Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro 

Voltar ao topoVoltar