Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

RedPOP: Quinta da Boa Vista (RJ) recebe performances teatrais e museus itinerantes


13/07/2023

COC/Fiocruz

Compartilhar:

Entre os dias 15 e 16 de julho (sábado e domingo), a Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro (RJ) irá receber uma série de atividades culturais e educacionais, de forma gratuita, das 9h às 17h. A programação inclui desde performances teatrais até museus itinerantes, e é indicada para toda família. Promovida pelo 18º Congresso RedPOP, maior evento de divulgação científica da América Latina, a iniciativa inclui ainda uma comemoração pelo Dia Nacional da Ciência, no domingo (16/7).

A programação inicia com a performance As vozes do Oceano, feita totalmente por mulheres. Com danças, sons e interpretação, a encenação mostra a vida marinha e a destruição após a chegada do plástico nas águas. No sábado (15/7), ao longo do dia, contares de história do Museu da Vida Fiocruz irão trazer sessões sobre empoderamento feminino, apresentando ao público 17 personalidades, diretamente do livro Histórias de ninar para garotas rebeldes.

Já o Teatro na Praça convida ao público para uma vivência teatral em espaço aberto. A partir de poesias, músicas, fantasias coloridas e outros estímulos lúdicos, os participantes são convocados a improvisar pequenas cenas relacionas ao tema do conhecimento, com referências imaginárias que vão desde a Caverna de Platão até a obra Frankenstein.

Além das atividades pontuais, cada dia conta com cinco museus itinerantes. Entre eles estão o Ciência Móvel (Museu da Vida Fiocruz), que busca não apenas difundir informações científicas, mas também aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, oferendo um espaço de descoberta e reflexão, por meio ações interativas que discutem a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre o ambiente.

Quem também marca presença é o Museu Ponto UFMG, um espaço científico-cultural adaptado em uma unidade móvel com seis salas interativas que relatam a história do homem e sua relação com o universo, além de uma exposição externa com cerca de 30 experimentos divididos em três galeras: energia, desafio e homem.

Para o encerramento do Congresso RedPOP no domingo (16/7) e em comemoração pelo Dia Nacional da Ciência, está prevista ainda uma programação de atividades especiais realizadas por instituições de ciência e tecnologia do país inteiro com organização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e apoio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio.

Mais informações no site da RedPOP

Confira a programação completa

Voltar ao topoVoltar