Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Reciis recebe trabalhos sobre ética e pesquisa interdisciplinar até o dia 07/04


04/04/2022

Roberto Abib (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Chamada de trabalhos
Até o dia 07 de abril é o prazo de submissão de artigos originais para o dossiê Por uma Ética Interdisciplinar, promovido pela Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). A publicação está prevista para o período de julho a setembro deste ano, no terceiro número da Reciis.

A proposta dos editores convidados para este dossiê, que tem como imperativo a abordagem interdisciplinar na ética científica, é discutir tanto a ética quanto a pesquisa em relação aos problemas contemporâneos a partir de enfoques teóricos e metodológicos os mais interdisciplinares possíveis no campo da Comunicação, Informação e Saúde. Além das temáticas bioéticas convencionais, o dossiê se propõe a repensar as bases tradicionais da ciência e da ética. Serão avaliadas propostas de artigos originais nos seguintes eixos temáticos: 

•    Ética e ciência aberta;
•    Ética e sustentabilidade;
•    Ética, negligência e vulnerabilidade;
•    Culturas, afetos e ética dos corpos;
•    Por uma comunicação ética;
•    Ética e educação (processos formativos);
•    O Estado ético e a ética das políticas públicas.

Sobre as editoras e editores convidados 

Maria Cristina S. Guimarães 
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica.  É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict (PPGICS/Icict) e coordenadora-adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Principais temas de interesse: Acesso livre e Informação científica e tecnológica em saúde, Gestão da informação, Avaliação em C&T, Socialização da informação e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, Engajamento em ciência e Competência em saúde (health literacy).

Marcio Sacramento de Oliveira
Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/ICICT) e do mestrado em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV/Fiocruz. Coordena o Comitê de Ética em Pesquisa da EPSJV/Fiocruz e é membro da Comissão de Epidemiologia da ABRASCO. Tem experiência nas áreas de Educação e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional em Saúde, Entomologia Médica, Vigilância em Saúde, Saúde Ambiental, Informação em Saúde e Gestão do Conhecimento e Prospecção Técnico-Científica em Saúde.

André Mendonça
Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor-adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Tem experiência e atua nas áreas e temas: Filosofia, filosofia da Ciência e Tecnologia, Saúde Pública e Meio Ambiente.   

Maria Manuel Borges 
Doutora em Letras, área de Ciências Documentais, na especialidade de Tecnologias da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem experiência e interesses nos temas: composição e formação em bases de dados da construção da ciência nas universidades públicas e comunicação científica e acadêmica. 

Temas e normas 

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Recebe textos em fluxo contínuo e também em chamadas públicas para dossiês temáticos. Publica textos inéditos de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde; em português, inglês ou espanhol. 

Ao submeter o trabalho, é necessário preencher a categoria Dossiê Por uma Ética Interdisciplinar. 

Outras informações na seção Notícia no site da Reciis. As normas do periódico podem ser consultadas na seção Preparação do artigo. No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: reciis@icict.fiocruz.br

Acompanhe a gente pela nossa página do Facebook (ReciisIcictFiocruz) e pelo perfil do Instagram (@reciis_fiocruz).

Saiba mais!

Voltar ao topoVoltar