Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Reciis abre submissão de artigos para dossiê sobre estudos métricos em informação


18/02/2021

Por: Roberto Abib (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Dentre as principais importâncias dos estudos métricos em informação está a sua contribuição na análise do conhecimento científico e na formulação de políticas públicas impulsionadas pelos novos saberes. No campo da saúde, tais estudos colaboram na prevenção e combate às doenças e agravos. No contexto da pandemia de Covid-19, sua relevância se acentua fortemente. Nesse sentido, a Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) convida pesquisadores de métricas informacionais a submeterem trabalhos até o dia 19 de maio para o dossiê Estudos métricos da informação científica em saúde. A publicação está prevista para o trimestre julho/setembro de 2021. 

Os temas de interesse do dossiê se baseiam nos eixos consolidados no Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, espaço considerado referência entre os agentes atuantes no domínio das métricas informacionais. Os trabalhos devem ser originais e privilegiar os estudos métricos aplicados ao campo da saúde.

Sobre os editores

Natanael Vitor Sobral: Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realiza pesquisas sobre estudos métricos da informação com ênfase na área de saúde, representação da informação em bases de dados científicas, análise de redes sociais científicas, mapas temáticos, gestão científica e organizacional, administração de unidades de informação, indicadores para tomada de decisão, inovação e indicadores de inovação. Atualmente é Professor do Instituto de Ciência da Informação da UFBA. 

Leilah Santiago Bufrem: Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, manuais didáticos, metodologia científica, educação e pesquisa em ciência da informação. Atualmente é professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba, professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Eixos temáticos e normas

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos e em fluxo contínuo de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde; em português, inglês ou espanhol. 

Os eixos temáticos para este dossiê são: 

•    Bases de dados e fontes de informação para a geração de indicadores de produção científica;
•    Estudos de citação e genealogia científica, acadêmica e intelectual;
•    Colaboração científica, grupos de pesquisa, mobilidade acadêmica e colégios invisíveis;
•    Indicadores bibliométricos e cientométricos sobre a produção científica;
•    Arquivometria em acervos arquivísticos;
•    Métricas sobre acesso aberto e ciência aberta;
•    Inovações metodológicas e técnicas nos estudos métricos da informação;
•    Aplicações das leis bibliométricas e cientométricas;
•    Métricas alternativas e webométricas na comunicação e avaliação da informação científica;
•    Mapas e rankings sobre países, pesquisadores e instituições;

Para mais informações, acesse a seção Notícias, da Reciis. 

As normas do periódico podem ser consultadas na seção Preparação do artigo.

No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: reciis@icict.fiocruz.br.

Reciis - dossiê estudos métricos da informação científica em saúde

Voltar ao topoVoltar