14/07/2023
Fonte: Ensp/Fiocruz
Saudade, dor, revolta, aceitação e luto permanente são sentimentos que surgem a partir de entrevistas feitas com familiares de vítimas da covid-19. São mães, filhos, pais, irmãos, esposas e maridos que partiram e que estão entre os números e as vidas levadas pela pandemia. As mais de 703 mil mortes no Brasil não podem ser esquecidas. Para que essa página da história não seja apagada, familiares de vítimas da covid-19 se unem na busca por justiça e reparação.
Radis mostra como associações de famílias que perderam pessoas queridas na pandemia se mobilizam para que os crimes não fiquem impunes. Negligência e medidas sanitárias irresponsáveis de agentes públicos são apontadas como causas para o atraso na compra de vacinas e para o descontrole da pandemia, além de outros erros que tiraram milhares de vida.
Na edição número 249, o leitor também confere os perfis de alguns profissionais da Força Nacional do SUS que atuaram na Emergência Yanomami, em Roraima, mostra como operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro fecharam unidades de saúde e dificultaram a vacinação contra a covid-19, e conhece uma pesquisa que discute comunicação pública a partir da produção da Radis.
Mais em outros sítios da Fiocruz