Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto Teias: oficina apresenta resultados de pesquisas realizadas em Manguinhos


07/05/2015

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

Após dois anos de atividades, serão apresentados, na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), os resultados obtidos pelos 16 projetos de pesquisa voltados exclusivamente no território de Manguinhos e que tiveram aplicação direta na atenção básica local. O edital Projeto Teias foi coordenado pela Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Ensp. A oficina ocorrerá nos dias 7 e 8 de maio, durante todo o dia, no salão internacional da Escola. O evento contará com a participação de representantes da Ensp, da SMS-RJ, do Ministério da Saúde e da comunidade. Segundo a vice-diretora Sheila Mendonça, o processo de seleção do edital foi bem intimista e os trabalhos apresentados foram muito bem-sucedidos, sempre associando a pesquisa científica a um produto aplicável à região.

O Teias-Escola Manguinhos é uma iniciativa de cogestão da saúde em Manguinhos/Rio de Janeiro, tendo como base um contrato celebrado entre a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp). Busca desenvolver, na região, um território integrado de atenção à saúde como espaço de inovação das práticas do cuidado à saúde, de ações intersetoriais, ensino e pesquisa visando a melhoria da condição de saúde e vida da população de forma participativa.

Lançando em 2013 pela Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, o edital buscou selecionar trabalhos que produzissem em pelo menos um produto aplicável ao território de Manguinhos, seja na forma de um protocolo, uma base de dados, materiais didáticos ou outros aplicativos equivalentes. Todos os projetos selecionados foram aprovados, quando necessário, pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Ensp. Além dos resultados e produtos obtidos nas pesquisas, cada projeto deverá resultar em uma publicação científica.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar