Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto Novos Caminhos do IFF/Fiocruz recebe doações


28/03/2022

Aryanne Valenzuela (SPCOC/Fiocruz) e Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

Os projetos socioculturais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) podem receber doações de pessoas físicas através da campanha IR que Transforma – Doando cultura e ciência à sociedade. Lançada pela Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI/Fiocruz), por meio de seu Escritório de Captação de Recursos, a plataforma tem por objetivo incentivar a participação da sociedade civil no fortalecimento da cultura científica e da cidadania, e possibilita doar até 6% do Imposto de Renda (IR).


“A satisfação de realizar um belo trabalho de artesanato também reconstrói a autoestima e ainda vem acompanhado do retorno financeiro – o valor das peças é revertido para as mães que confeccionaram”, alega Regina Almeida, uma das responsáveis pelo projeto Novos Caminhos (foto tirada antes da pandemia, crédito: IFF/Fiocruz)

Como funciona

A legislação também permite que aqueles que têm o imposto de renda a receber participem do programa e tenham dedução fiscal de 100% do valor destinado. Nesse caso, o percentual doado será devolvido integralmente no momento da restituição do IR. Para que a doação seja possível, basta que a declaração seja feita no modelo completo de tributação. Caso a doação seja efetuada até dezembro de 2022, o valor doado já poderá ser lançado na declaração de 2023.

A partir do site da campanha, é possível simular o potencial de doação, a partir do valor do imposto de renda devido ou restituído, usando os dados da última declaração entregue à Receita Federal.

Por que ajudar o Novos Caminhos?

O projeto Novos Caminhos é uma proposta social criada e desenvolvida a partir da realidade vivida pelos familiares e pacientes do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Os usuários atendidos que necessitam de cuidado permanente com a saúde encontram terapia, lazer e geração de renda por meio das atividades propostas pelo projeto.

O Novos Caminhos foi aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, tendo o artesanato e as artes manuais como ferramenta de transformação. Integra o Amigos do Figueira, rede de solidariedade que apoia iniciativas em prol de crianças e adolescentes com doenças complexas e suas famílias atendidas no IFF/Fiocruz. Através do programa, é possível fazer doações diretas mensais através de cartão de crédito, boleto ou PIX.

Atualmente, além do Novos Caminhos, o Amigos do Figueira também contempla os projetos Volta Pra Casa e Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec) do IFF/Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar