06/04/2020
Fonte: Icict/Fiocruz
Vamos iniciar o mês com a exibição de um filme histórico que retrata a perseguição a cientistas da Fiocruz. O filme O Massacre de Manguinhos relata a luta e resistência de 10 cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) cassados pela ditadura militar.
Seguimos com a programação, exibindo Rattus Rattus, uma animação que retrata o Rio de Janeiro, em 1904, onde um garoto descobre uma forma de ganhar dinheiro caçando ratos e, também, a luta de Oswaldo Cruz contra a peste bubônica.
Em Febre Amarela, conheça os vetores da doença, documentário onde pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) explicam sobre os transmissores e diferenças sobre os seus ciclos.
O curta -metragem Homem Centenário traz depoimentos de idosos relatando seus feitos, conquistas, limitações, filhos, trabalho e desejos.
Chega de descaso fala sobre a relação de planos de saúde privados com políticos e o impacto que causa no SUS. Já o filme, Mercúrio: ribeirinhos em risco, aborda a toxicidade de mercúrio em regiões da Amazônia que atinge os moradores ribeirinhos.
Finalizamos o mês com o documentário Protagonismo trans que apresenta o encontro de mulheres trans oriundas da Baixada Fluminense para debaterem sobre suas questões cotidianas.
O Programa VideoSaúde vai ao ar às 22:30, segundas-feiras pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. Programe-se! Assista!
Acesse o site do Icict e conheça todos os horários e dias das exibições.
Mais em outros sítios da Fiocruz