Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Presidência da Fiocruz lamenta o falecimento de Luiz Fernando Ferreira ​​​​​​​


22/10/2018

Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

A Presidência da Fiocruz lamenta informar o falecimento do ex-presidente e pesquisador-emérito da Fundação, Luiz Fernando Ferreira, na tarde desta segunda-feira (22/10). Luiz Fernando estava internado no CTI do Hospital Copa D’Or há cerca de 15 dias. A Presidência está em contato permanente com a família e divulgará informações sobre velório assim que possível.


 Luiz Fernando Ferreira

Nascido no Rio de Janeiro em 23 de setembro de 1936, Luiz Fernando da Rocha Ferreira da Silva formou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, em 1962. Concluiu o doutorado na mesma universidade e em 1966 ingressou como professor-titular da disciplina de Parasitologia na recém-criada Fundação Escola de Saúde Pública, a convite do então diretor Edmar da Terra Blois. Ali, fundou o Departamento de Ciências Biológicas (DCB).

Em 1978, motivado pelo questionamento acerca da autoctonicidade da esquistossomose mansônica no Brasil, resolveu fazer investigações do parasito em fezes humanas preservadas (coprólitos) oriundas de diversos sítios arqueológicos brasileiros. Criava, assim, a paleoparasitologia. Dirigiu a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) entre 1978/79 e ocupou na Fiocruz, consecutivamente, as vice-presidências de Recursos Humanos e de Ensino na gestão de Sergio Arouca (1985/90), contribuindo de forma decisiva para a criação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. No período de março a junho de 1990, assumiu interinamente a Presidência da instituição.

No ano de 2004, foi diplomado pesquisador-emérito da Fiocruz e, em 2005, tomou posse como membro honorário da Academia Nacional de Medicina. O pesquisador desenvolveu suas atividades no Departamento de Ciências Biológicas (Ensp/Fiocruz), e sempre foi incentivador da formação de recursos humanos para a saúde nos diferentes níveis escolares. Referência mundial nas pesquisas paleoparasitológicas, foi o principal responsável pelo aperfeiçoamento de grupos de pesquisadores na área.

Voltar ao topoVoltar