Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Preservação digital de acervos é tema de seminário (18/11)


16/11/2020

Por: Daniela Muzi (VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz)

Compartilhar:

Uma janela para o mundo de um mundo cada vez mais visto por janelas. Sob o tema Preservação digital de acervos audiovisuais: uma janela para o futuro, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promovem o VI Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde no dia 18 de novembro, das 17h às 18h30, no Canal da VideoSaúde no YouTube. Além de estar alinhado com outros eventos que celebram o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, o evento visa ser um espaço plural de compartilhamento de experiências na área da preservação, sobretudo no que tange a questão do universo digital.

O evento dialoga com a escolha da Unesco deste ano para celebrar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemorado em 27 de outubro, com o tema “Sua janela para o mundo”. Em um mundo pandêmico, os materiais audiovisuais ampliaram a sua importância na sociedade para além de patrimônio documental, mas como uma janela para o mundo que não podemos assistir presencialmente, seja pelo isolamento e distanciamento social, seja pela impossibilidade de abertura de instituições de guarda de acervos ou seja para ouvir novamente vozes que não podem mais falar porque ficaram no passado. 

Como debatedores estarão presentes o coordenador da Rede Cariniana, uma rede nacional de preservação digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Miguel Ángel Márdero Arellano, e o gestor de acervos do Instituto Moreira Salles e professor do mestrado de museologia da Universidade Johns Hopkins, Millard Schisler. A mediação será feita pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e consultor da COC, Marco Dreer. O debate prevê a discussão sobre o silenciamento dos acervos por meio da falta de investimentos para a preservação digital; o descompasso entre e a teoria e prática no manejo dos recursos digitais e a importância dos repositórios digitais como alternativas para gestão e preservação dos acervos audiovisuais. 

O evento é dedicado a estudantes, profissionais das áreas de audiovisual, comunicação, informação, patrimônio cultural e pesquisadores. A transmissão acontecerá em uma live no Canal da VideoSaúde e depois ficará disponível no YouTube.

VI Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde

Voltar ao topoVoltar