Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Oficina de Obras Raras discute coleções bibliográficas especiais


12/11/2020

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove na próxima quarta-feira, 18 de novembro, a oitava edição da Oficina de Obras Raras. Com transmissão ao vivo pelo Facebook da COC, às 10h, o evento debate o tema As coleções bibliográficas especiais, como uma das formas de preservar a memória do patrimônio documental. A iniciativa é realizada em parceria Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação (Icict/Fiocruz) e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Não é necessário se inscrever previamente para participar.

A partir da perspectiva do contexto social, a bibliotecária da Fiocruz Aline Gonçalves apresenta ‘As coleções bibliográficas da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde e seu sentido patrimonial sob a perspectiva social’. A profissional é mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. A programação segue com Luana Peleja Sobrinho, bibliotecária da UFRJ, que aborda ‘A importância de cuidados particulares para coleções especiais: o valor da memória acadêmica’, sob o ponto de vista dos cuidados específicos com as coleções universitárias e a preservação da memória. Sobrinho é mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fiocruz. O evento integra a programação Semana Fluminense de Patrimônio Cultural.

Direcionada a bibliotecários, arquivistas, historiadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais interessados no assunto, a live terá mediação de Jeorgina Rodrigues, bibliotecária aposentada da Fiocruz e doutora em Informação e Comunicação em Saúde.  Já a abertura e o encerramento do evento ficam por conta de Adrianne Oliveira, bibliotecária da Fiocruz e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense.

Voltar ao topoVoltar