Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Portal de Periódicos da Fiocruz completa quatro anos


12/03/2019

Por: Valentina Leite e Flávia Lobato (Portal de Periódicos Fiocruz)

Compartilhar:

É sempre tempo de celebrar o conhecimento na Fundação Oswaldo Cruz. Mas março é especial porque no dia 10 de março se comemora o aniversário do Portal de Periódicos Fiocruz (PP). É este ambiente que há quatro anos integra as sete revistas científicas editadas na instituição e apresenta a produção no campo da saúde em diversos formatos e de forma multi e interdisciplinar. E como quem pesquisa e produz ciência gosta de evidências, podemos dizer que temos bons motivos para celebrar.

De março de 2018 até março deste ano, o Portal teve mais de 121 mil visualizações, o que representa um crescimento 30,8% em relação ao período anterior, quando houve 92.589. No total, desde o lançamento em 2015, nossas páginas já tiveram 429.066 visualizações e 161.579 visitantes. Lideramos junto às mulheres: elas são 72,6% de nosso público. Todos os conteúdos disponibilizados no Portal são divulgados no Facebook. Do último ano pra cá, a página na rede social passou de 6 mil para 7.440 curtidas (24% a mais).

Para a coordenadora executiva do Portal de Periódicos Fiocruz, Ana Furniel, os resultados mostram que a iniciativa - sob responsabilidade da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) - vêm sendo alcançados. “Desde sua concepção, percebemos como a integração entre as revistas poderia potencializar a disseminação do conhecimento científico e promover um diálogo rico entre as publicações”. Ela lembra que, além de artigos científicos, aqui são veiculados temas e conteúdos numa linguagem mais acessível e em diferentes formatos, como: notícias, vídeos, entrevistas, infográficos e resenhas. “Assim, a comunicação não é só entre a comunidade científica, entre pares, mas para toda a sociedade, principalmente considerando todas as diretrizes de nossa Política de Acesso Aberto ao Conhecimento”, afirma.

Ana destaca, ainda, que a comunicação através das redes sociais contribui bastante para aproximar o público. “O Facebook garante mais agilidade na divulgação das informações e é mais interativo. Certamente não teríamos o mesmo alcance sem essa integração com as redes sociais”, avalia. “Nosso crescimento mostra que o Portal se consolidou como uma referência em divulgação científica, ao longo destes quatros anos, e isso nos deixa bastante satisfeitos”, conclui.

Quatro anos do portal de periódicos

Credibilidade, diversidade e integração

A editora executiva da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Roberta Cardoso Cerqueira, também aponta nesta direção. “Em tempos de fake news, com tanta informação circulando na web, o Portal de Periódicos Fiocruz cumpre um papel importante na legitimação de conteúdos e na disseminação da pesquisa científica de qualidade”, diz.

Já a editora da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Maria Elisa da Silveira, destaca a dimensão integradora da plataforma. “Com certeza, o Portal representa um ganho para a instituição e para a comunidade científica, na medida em que permite livre acesso a todas as revistas científicas da Fiocruz e que o leitor faça buscas por tema e autor em um único ambiente. Isso é de grande interesse para toda a sociedade”.

Então, só nos resta agradecer e reforçar nosso convite: siga conosco nesta jornada do conhecimento, curtindo e compartilhando os conteúdos que produzimos e pubblicamos. Nosso compromisso é com a difusão e o amplo acesso à ciência em saúde. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar