Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz comemora um milhão de acessos

Estátua de uma mulher beijando um bebê

08/07/2020

Por: Suely Amarante (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O Portal de Boas Práticas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) comemora a marca de 1 milhão de acessos. Essa iniciativa, única no seu segmento em âmbito nacional, de acesso livre e gratuito, entrou no ar em outubro de 2017. Desde então, tem se mostrado importante na melhoria do cuidado a mulheres, recém-nascidos e crianças. Integrado por instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, o Portal atua no âmbito da difusão de conhecimentos para melhoria da prática clínica, implantação de políticas e programas de saúde, baseados no cenário demográfico e epidemiológico e na melhor evidência científica disponível, em consonância com uma das atribuições do IFF como Instituto Nacional do Ministério da Saúde. 

“O primeiro milhão a gente nunca esquece! Nosso Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente foi criado para oferecer conteúdo de qualidade e de fácil acesso aos profissionais de saúde e instituições de todo o Brasil. Toda semana publicamos apresentações de slides, vídeos e textos sobre temas específicos em neonatologia, pediatria, obstetrícia e ginecologia. Conteúdo baseado nas melhores evidências científicas e totalmente voltado para a prática clínica de profissionais que atuam na atenção primária, em hospitais e em maternidades de todos os cantos do país”, enfatizou a médica, pesquisadora e coordenadora do portal, Maria Gomes.

Cada linha de publicação é elaborada e revisada por um grupo de especialistas, sejam eles integrantes da coordenação de um eixo ou colaborador, além de profissionais de diferentes instituições reconhecidas por sua experiência, excelência clínica e atuação em ensino e pesquisa. Neste sentido, a coordenadora do Portal expressou o seu agradecimento às equipes que são o alicerce da iniciativa. “Importante agradecermos aos especialistas que integram o portal e que, em tempos da pandemia de COVID-19, uniram-se numa força tarefa para sistematizar materiais práticos, que pudessem auxiliar na resposta aos principais desafios colocados pelo novo coronavírus. Uma série de encontros com especialistas foram realizados, mais de 700 perguntas enviadas por milhares de profissionais de saúde, de diversas categorias profissionais, mais de dois mil participantes on-line, nessas transmissões ao vivo e cerca de 20 mil visualizações das gravações disponibilizadas no Portal de Boas Práticas e no Canal oficial do portal no Youtube”, destacou Maria.

Na oportunidade, ela também manifestou um especial agradecimento aos profissionais que deram início ao trabalho do Portal de Boas Práticas, em 2017. O trabalho continua, contamos com seu acesso semanal. 

Voltar ao topoVoltar