Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Plataforma disponibilizada pela Fiocruz agilizará processamento de testes de Covid-19 em SC


15/07/2020

Fonte: Fiocruz Brasília

Compartilhar:

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, anunciou nesta segunda-feira (13/7), apoio da Fundação no processamento de testes para detectar a Covid-19 em Santa Catarina (SC), a partir de uma plataforma automatizada que agilizará o procedimento no estado e possibilitará a realização de 400 exames diários. O anúncio foi feito durante a 56ª Reunião Técnica da Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil (CEXCORVI).

“Esta semana, em Santa Catarina, estará sendo implantada uma plataforma automatizada, junto ao Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública], que permite a realização de 400 exames por dia, uma grande otimização da capacidade existente”, disse a presidente da Fiocruz. Durante a participação, Nísia destacou a importância da testagem e o trabalho realizado de forma conjunta com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) tanto para aumentar a produção de testes moleculares como na contribuição para o processamento dos exames, que representa uma logística complexa, segundo a presidente da Fundação.

O custo da plataforma é de R$ 1,2 milhões, e só foi possível por conta da ação estruturada com o Ministério da Saúde e pelo histórico da produção nacional de testes moleculares, a exemplo dos de HIV, HPV, Hepatite B, e da expertise na testagem e processamento de exames ligados à rede de bancos de sangue (Hemorrede), de acordo com Nísia. “Nós pudemos colocar essa capacidade e essa plataforma a serviço do enfrentamento da pandemia de Covid-19 e esperamos avançar sempre junto ao Ministério da Saúde, ao Conass e Conasems e ao importante papel dessa Comissão para cumprir da melhor forma possível o papel da Fiocruz”, ressaltou a presidente da Fundação. Ao saudar os parlamentares, representantes das entidades e o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, Nísia lamentou, ainda, a morte das pessoas devido à pandemia.

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que conduziu a atividade, destacou a atuação da Fiocruz frente à pandemia de Covid-19 e nos debates promovidos pela Comissão Externa. “A doutora Nísia e sua equipe têm participado intensamente das nossas reuniões de debate aqui nesta Comissão Externa”, enfatizou. Segundo a parlamentar, em uma dessas reuniões foi discutida a questão das plataformas para agilizar os processos dos exames necessários para os pacientes com suspeita de Covid-19, que, no Lacen-SC, estavam sendo feitos de forma manual. Conforme a deputada, a partir de um ofício de sua autoria, foi solicitado à Fiocruz a instalação de plataformas que atendessem aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a fim de otimizar o procedimento. “Esta é uma notícia importante para Santa Catarina, por entendermos que a logística de os exames saírem do estado para irem ao Paraná é mais complexa. Agradecemos o trabalho da Fiocruz junto com o Ministério da Saúde para instalação dessa plataforma. A logística será muito mais simplificada no Lacen de Santa Catarina, permitindo que a gente amplie a capacidade de resultados. Hoje, os pacientes estão aguardando nas unidades hospitalares, os que precisam ser internados tanto em enfermaria quanto em UTI, sem a confirmação diagnóstica”, explicou. Conforme Zanotto, relatos indicam ainda aumento significativo do volume de testes nos últimos dias.

Sob o tema “A situação no estado de Santa Catarina”, a reunião contou com a participação do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, de outros representantes do Ministério da Saúde, e de entidades e secretarias ligadas à saúde do estado.

Pazuello abriu oficialmente a 56ª reunião, e destacou o atual momento da pandemia, que segue na direção dos estados do Centro-Sul, e a atuação do Ministério da Saúde, com foco nos municípios, no atendimento precoce, na triagem, nos diagnósticos médicos e no tratamento com medicamento indicado pelo médico. “Cabe a nós gestores dos três níveis do SUS fazer com que cheguem os recursos financeiros, de equipamentos, materiais, insumos, medicamentos e apoio, no final das contas, para que o pessoal possa fazer o seu trabalho e executá-lo da melhor forma possível”, ressaltou.

Conforme Zanotto, “esta é uma reunião de encaminhamentos e de busca de mais soluções para o enfrentamento da pandemia no Sul, hoje com Santa Catarina e Rio Grande do Sul”.

Confira abaixo a reunião:

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar