Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Plano de Convivência com a Covid-19 ganha nova versão


18/11/2022

Coordenação de Comunicação Social (CCS)

Compartilhar:

Foi publicada nesta quinta-feira (17/11) uma versão atualizada do Plano de Convivência com a Covid-19 na Fiocruz – Em defesa da vida (versão 4.3). Em razão do recente aumento do número de casos positivos de Covid-19 em diversos estados, a nova versão traz o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, em situações de aglomeração e no transporte coletivo institucional. O documento também recomenda que os trabalhadores utilizem máscara fora do ambiente de trabalho, em locais com pouca ventilação, no transporte coletivo ou onde houver grande circulação de pessoas. A opção deve ser por máscaras cirúrgicas ou com alto nível de filtração (N95 e PFF2). 

Afastamentos 

Para reduzir o impacto do afastamento de trabalhadores infectados em algumas atividades institucionais e considerando a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, a versão 4.3 também altera o tempo de isolamento para trabalhadores com teste positivo para SARS-Cov-2 (RT-PCR ou Antígeno), que passa a ser de no mínimo de 7 dias a partir do início dos sintomas ou da data da coleta do exame, para os assintomáticos. Para o retorno ao trabalho presencial a partir do sétimo dia, é necessário estar sem febre e sem sintomas respiratórios há pelo menos 24 horas. 

Vacinação 

O Plano de Convivência reforça ainda a necessidade de completar o esquema vacinal com a segunda dose de reforço e de buscar o serviço de diagnóstico, caso o trabalhador ou estudante apresente um sintoma ou tenha tido contato com alguém infectado. No Campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, o ponto de coleta do Nust/CST funciona na Unidade de Apoio Diagnóstico (Unadig). O agendamento de exame deve ser feito pelo sistema de teste Covid da Fiocruz. Nos Nust das demais unidades, bem como nas unidades regionais, o fluxo de agendamento, monitoramento e liberação dos resultados podem variar conforme disponibilidade local. 

Para saber mais, acesse o documento completo e acesse a página do plano de convivência da Fiocruz. 

Voltar ao topoVoltar