Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Planejamento estratégico do Programa institucional FioProsas está em fase de conclusão


24/05/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Iniciado em janeiro de 2022, o planejamento estratégico do Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz (FioProsas) tem como base o planejamento referente a gestão 2022/2024 da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS). O objetivo é definir as ações, metas a serem alcançadas e os desafios a serem vencidos ao longo da gestão.  

O planejamento está organizado em três eixos temáticos (1. Geração do Conhecimento, 2. Áreas Temáticas, 3. Vigilância em Saúde) e cada eixo está ligado a uma ou mais Agendas da Coordenação de Ambiente da VPAAPS. 
Entre as ações previstas estão: V Seminário de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade; Ciclo de Debates em Mudanças Climáticas e Saúde; Agenda Internacional com Cooperação LUCI e contribuição com produções do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) em saúde e ambiente; Implementação do programa FioProsas em diálogo com a Câmara Técnica de Saúde e Ambiente (CTSA) e unidades.

Para o coordenador de Ambiente, Guilherme Franco Netto, o planejamento do FioProsas foi pensado a partir da orientação das deliberações do relatório do IX Congresso Interno da Fiocruz em que a questão ambiental se torna ainda mais relevante no pensamento da instituição como um todo e que se expressa na tese 9, em que se coloca claramente que a determinação socioambiental da saúde tem uma relação profunda com a tese aspiracional da Agenda 2030. 
“Um aspecto também importante é que nós tivemos a institucionalização do programa de saúde, ambiente e sustentabilidade no processo de execução do planejamento da gestão anterior de 2017 a 2021. E com a formalização do FioProsas em 2020, novas possibilidades foram criadas para que a agenda de ambiente possa ser colaboradora e contribuinte das estratégias mais relevantes da Fiocruz”, explicou Guilherme. 

FioProsas - O programa institucionalizado no âmbito VPAAPS, por meio da Portaria nº 5.792/2020, tem por objetivo principal a articulação e a sistematização das iniciativas de ciência, tecnologia, inovação, educação e de produção tecnológica de serviços e insumos estratégicos, desenvolvidas e implementadas no âmbito da Fiocruz, por meio de suas unidades técnico-científicas, potencializando as ações no campo da saúde, ambiente e sustentabilidade (SAS). O processo de governança do FioProsas está alinhado com a governança da coordenação de Ambiente da VPAAPS.

O programa foi criado considerando o contexto de agravamento da crise ambiental global em que as expressões mais significativas são a mudança climática, a destruição da biodiversidade e a poluição nas suas mais variadas formas, que trazem um cenário ainda mais preocupante e desafiante para a humanidade como um todo e para a própria natureza, que passa a ter um significado e um lugar importante no debate que hoje se faz em relação a construção de caminhos alternativos para aquilo que vem sendo o caminho preponderante das relações do ser humano com a natureza e com o chamado desenvolvimento, que cada vez mais é um desenvolvimento para muito poucos e um antidesenvolvimento para a maioria das pessoas. 

O FioProsas tem por princípios a contribuição para a redução das desigualdades, a promoção do desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do SUS, com a ampliação do acesso à informação e de incremento nas atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, gestão e educação. Também amplia canais de interlocução com a sociedade e suas organizações para a identificação de vulnerabilidades geradoras de conflitos e o desenvolvimento de abordagens participativas na busca de soluções e alternativas. 

O programa abre possibilidades para construir pensamentos, articular ideias, conceitos, que permitam que além dos riscos, dos agravos e das próprias mortes, que são os parâmetros centrais para fazer qualquer análise epidemiológica, seja possível ter também uma categoria de análise das vulnerabilidades socioambientais.

A estruturação do FioProsas não só estimula como também implica em um relacionamento mais amplo do espaço de atuação na área de saúde, ambiente e sustentabilidade da Fiocruz. Está ampliando a sua atuação, como está sendo a consolidação da agenda de agroecologia e saúde, a própria agenda do FioProsas, como também a abertura de uma nova área, que está sendo chamada de saúde e natureza, e que vem para suscitar uma possibilidade de aproximação de forma mais horizontal da relação do ser humano com a natureza. “Então, esse é um elemento importante para termos uma grade de integrações. Tem também outro programa, que é o de territórios sustentáveis e saudáveis. Na verdade, é uma rede de iniciativas que se somam para poder fazer com que a atuação da Fiocruz fique ainda mais potencializada nessa área”, enfatizou Guilherme.

 

Voltar ao topoVoltar