Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

18/12/2019

Pesquisadora do ICTB apresenta simulador de técnica cirúrgica durante conferência

Klena apresentando o projeto na conferência

Por: Gian Cornachini (ICTB/Fiocruz)

Entre os dias 4 e 7 de novembro, a pesquisadora Klena Sarges, do Serviço de Criação de Roedores e Lagomorfos (SCRL), e o analista de gestão em TI, Igor Castro, participaram do Web Summit 2019, maior conferência em tecnologia da Europa, realizada, este ano, em Lisboa, Portugal. A participação deles deveu-se à divulgação de projetos nas áreas de ciências e informática, a fim de atrair investidores.

Klena apresentou um simulador de técnica cirúrgica em neurociência visando substituir o uso de animais em treinamentos. Desenvolvido pela estudante Valéria Marques, do Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório do ICTB, e sob a orientação da pesquisadora, o produto está em processo de obtenção de patente. O projeto concorreu com outros milhares de todo o mundo e foi um dos 135 selecionados, sendo seis brasileiros, para ser apresentado a potenciais investidores. Já Igor apresentou a proposta de uma rede social corporativa para ser implementada na Fiocruz, mas que pode ser adotada por outras instituições com o intuito de integrar colaboradores.

"A Fiocruz desponta como única instituição nacional marcando participação no Web Summit, e nossos produtos apresentados lá são uma pequena amostra de projetos de qualidade desenvolvidos dentro dos muros da Fundação", observou Igor. "Fomos muito elogiados pelos participantes pela capacidade de investir em projetos inovadores, especialmente ao voltado à substituição de animais, o que rendeu matéria na Globo News e na Folha de São Paulo", destacou Klena.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar