Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa Nacional de Saúde: resultados da segunda fase serão apresentados nesta terça (2/6)


01/06/2015

Por: Graça Portela / Icict

Compartilhar:

Nesta terça-feira (2/6), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará o lançamento dos resultados da segunda fase da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Ministério da Saúde e a Fiocruz. O inquérito domiciliar, coordenado pela pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict) Célia Landmann Szwarcwald, traz informações sobre o acesso aos serviços de saúde no país (rede pública e privada). No dia 9/6, o Centro de Estudos do Icict realizará a mesa redonda Resultados e aspectos metodológicos da PNS, com a presença da coordenadora da PNS. O evento será de 9h30 às 13h e a entrada é franca.

A análise dos dados - amostra de 80 mil domicílios, distribuídos por todos os estados e municípios das capitais e do Distrito Federal - foi feita por pesquisadores do Icict, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), de áreas técnicas do Ministério da Saúde e do IBGE. A PNS está inserida no Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD), do IBGE. A segunda fase apresenta dados sobre internações e obtenção de medicamentos; domicílios atendidos pelo Programa Estratégia de Saúde da Família; saúde bucal e hábitos de higiene; discriminação nos serviços de saúde; uso de plano de saúde; dengue; interrupção de trabalho por motivos de doença; uso de cinto de segurança; violência, dentre outros. 

Em dezembro de 2014, foram lançados os resultados da primeira fase da PNS, que apontaram, por exemplo, que 57,4 milhões de brasileiros (40%) têm pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) e que o número de fumantes no país é de 14,7% da população, contra os 18,5% encontrados em 2008. Aliás, o estudo sobre tabagismo da PNS, recebeu em março desse ano o prêmio Bloomberg Awards for Global Tobacco Control, da Bloomberg Philantropies, um reconhecimento para as organizações que demonstram progressos no monitoramento, prevenção, proteção e controle da epidemia de uso de tabaco.

Além da coordenadora da pesquisa, Célia Landmann, estarão presentes no evento o ministro da Saúde, Arthur Chioro; a presidente do IBGE, Wasmália Bivar; o diretor de Pesquisa do Instituto, Roberto Olinto; o coordenador de Trabalho e Rendimento, Cimar Azevedo; a gerente da Pesquisa, Maria Lucia Vieira; e Flávia Vinhais (todos do IBGE), que fará a apresentação dos resultados.

O lançamento será realizado às 10h, no auditório do IBGE, que fica na Avenida Chile, 500, próximo à Rua do Lavradio, no centro do Rio.

Voltar ao topoVoltar