Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Palestra e relato de experiências marcam o Dia do Bibliotecário


04/03/2021

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

A Rede de Bibliotecas da Fiocruz realizará nos dias 9 e 12 de março um evento comemorativo em alusão ao Dia do Bibliotecário (12/3), com duas atividades que visam mostrar o trabalho desenvolvido pelos profissionais neste período de pandemia.

Na terça-feira, 9/3, das 14h às 16h, haverá a palestra O papel do bibliotecário no enfrentamento de pandemias, que contará com a presença de Verônica Abdala, Gerente de Serviços e Fontes de Informação na Bireme/Opas/OMS; Dayse Carias Bersot, responsável pelo Centro de Gestão do Conhecimento do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa - Opas/OMS) e Viviane Veiga, coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz. Esse evento contará com transmissão no canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora.

O segundo dia de comemoração será na sexta-feira, 12/3, com transmissão on-line via webconferência RNP, das 14h às 16h30, do Relato de experiência das bibliotecas no enfrentamento da pandemia, com depoimentos de bibliotecários da Fiocruz sobre os principais desafios, adaptações e suas produções no enfrentamento à pandemia de Covid-19

Não há necessidade de inscrição para os dois eventos, apenas acessar os links de transmissão.

Bibliotecário e informação

Embora aparentemente pareça ser um trabalho distante da pandemia de Covid-19, o papel do bibliotecário está sendo fundamental, como explica Viviane Veiga: “O enfrentamento de uma pandemia, com todas as tomadas de decisão necessárias, deve ser amparado pela informação científica disponível”, explica. "E a produção destas descobertas científicas só pode ocorrer com o acesso à informação e ao conhecimento produzido dia a dia. O bibliotecário é o profissional que organiza a informação, para facilitar o acesso e reuso. Tem um papel fundamental para apoiar pesquisadores, profissionais de saúde e a sociedade como um todo no acesso à informação confiável". 

A pandemia também trouxe não só uma alteração na rotina de bibliotecas e bibliotecários, mas uma necessidade de adaptação inesperada, com resultados positivos.  “A biblioteca e o bibliotecário estão mais do que se adaptando: estão inovando para cumprir o seu papel no contexto atual”, diz Viviane Veiga.

Um dos exemplos é a criação do Boletim BiblioCovid, trabalho desenvolvido pela Rede de Bibliotecas da Fiocruz que tem como objetivo levar artigos atualizados que estão sendo produzidos sobre a pandemia aos pesquisadores, profissionais de saúde, professores e alunos. “As demandas têm aumentado e exigido a abertura de novas frentes de pesquisa em nossa área. A busca por produção científica de qualidade nunca foi tão necessária e os dados em saúde, tão comentados no momento, são mais uma tipologia de produto para a ciência que nós bibliotecários somos desafiados a apoiar com gestão e facilitando acesso e reuso”, finaliza a coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz. 

Voltar ao topoVoltar