Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pacto pelos 15% com Fome começa a receber doações para entidades que atuam no combate à fome


15/07/2022

Fundação Oswaldo Cruz

Compartilhar:

E se cada um de nós estiver disposto a fazer a diferença na vida de quem, hoje, não tem o que comer? Essa é a proposta do Pacto pelos 15% com Fome, uma rede nacional de solidariedade, idealizada pela Ação da Cidadania e com conceito criativo da Artplan, que vai promover uma grande aliança entre entidades da sociedade civil e empresas, grupos de mídia, agências de comunicação e publicidade, pessoas físicas, artistas e influenciadores, para atuarem na linha de frente no combate à fome e às desigualdades sociais. A campanha, que começa nesta sexta-feira (15/7), tem como objetivo viabilizar doações diretamente para as instituições do Pacto e cadastrar voluntários na luta contra a insegurança alimentar. O país tem hoje 33,1 milhões de pessoas vivendo com fome, ou seja, 15% dos brasileiros não têm o que comer. A Fiocruz apoia a iniciativa.
 
O Pacto também é uma oportunidade para que a sociedade conheça e se torne parceira e apoiadora das iniciativas promovidas pelas organizações mapeadas no site. Essa contribuição pode ser realizada através da doação específica nos canais de captação online, divulgação das ações nas redes sociais e voluntariado. Afinal, todo mundo tem 15 de alguma coisa para doar, sejam 15 centavos, 15 reais, 15 segundos, minutos ou porcentagem de vendas. Para 15% dos brasileiros, esta é a única esperança. 
 
"São 14 milhões de novas pessoas sem acesso à alimentação em pouco mais de um ano. Quem planta não tem o que comer, quem ganha um salário mínimo, também não. A fome é inaceitável. Casas chefiadas por mulheres, com crianças pequenas, famílias pretas e pardas, são as mais afetadas. A sociedade precisa firmar esse pacto na luta contra a fome", explica o diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo Kiko Afonso, que faz um chamamento à população: "É hora de ação e de cidadania. Agora é com a gente”, reforça.
 
A inspiração para o Pacto surgiu a partir da releitura da grande mobilização que Herbert de Souza, o Betinho, promoveu há quase 30 anos, quando também convocou o país inteiro a assumir um papel ativo na luta pelo direito à alimentação, movimento que deu origem à Ação da Cidadania - Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que hoje está à frente da campanha, e que mobilizou milhões de voluntários, empresas, grupos de mídia e organizações da sociedade civil no combate à fome. 
 
“Diante da tragédia humanitária em que se encontra o país, é preciso transformar a nossa indignação em ações concretas, e entender que 15% da população brasileira passando fome é um problema de todos. Como fizemos há 30 anos, a solidariedade será a força motriz para ajudar as 33 milhões de pessoas que hoje, neste exato momento, não têm o mais básico dos direitos humanos: a alimentação. As futuras gerações vão nos perguntar como deixamos a fome chegar a este ponto, e a nossa resposta precisa começar agora, primeiro com a nossa consciência, e depois com o Pacto Pelos 15% com Fome”, afirma Daniel Souza, filho de Betinho e presidente do Conselho da Ação da Cidadania.
 
O Pacto pelos 15% com Fome já tem a adesão de diversas entidades nacionais e regionais, são elas: Central Única das Favelas (Cufa), Gastromotiva, OAB Nacional, Bem Maior, IDIS, GIFE, Pacto Global, G10, União BR, Voz das Comunidades, Ethos, Fiocruz, Instituto Phi, Instituto Claro, Visão Mundial e Amigos do Bem.
 
Empresas como Grupo Dreamers - que engloba Artplan, Rock in Rio, Dream Factory, entre outras -, Coca-Cola, Twitter, Eletromídia, Dadivar, Vol, Atados, iFood, Assaí, B3, Mercado Livre, Benfeitoria e Claro também integram a mobilização, assim como artistas, empresários, influenciadores e ativistas.
 
“É fundamental que nós, enquanto agentes da comunicação, estejamos unidos no combate à fome no nosso país, não só no discurso, mas na aplicação prática dessa causa que é tão urgente e sensível. Por isso, em nome do Grupo Dreamers, convido todas as agências e ao mercado do segmento a estarem conosco nessa campanha”, revela Rodolfo Medina, presidente executivo do Grupo Dreamers.
 
Como funciona o Pacto?
 
A página do Pacto disponibiliza três formas de ajudar no combate à fome. A primeira é a doação direta para as ONGs e organizações que integram o Pacto, através de um canal de captação dentro do próprio site, que direciona a quantia direto para elas. Para quem optar pela divulgação da campanha nas redes sociais e em espaços de convivência, por exemplo, a plataforma permite o compartilhamento de materiais em formato digital, além de opções para downloads de folhetos e cartazes. Por último, o site possibilita o cadastro de interessados em atuar como voluntários, auxiliando a pessoa na busca pelo trabalho social junto às entidades. 
 
Como entidades e empresas podem participar?

Empresas, grupos de comunicação e publicidade, e organizações da sociedade civil que queiram fazer parte do Pacto pelos 15% com Fome, devem escrever para: contato@15por15.org.

Voltar ao topoVoltar