Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Outubro Rosa: câncer de mama é tema do Sala de Convidados desta quinta


16/10/2019

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

O tema não pode ser deixado de lado. Todo mês de outubro, o Canal Saúde traz em sua grade o Outubro Rosa com destaque em seus programas. O Sala de Convidados fará o debate mais uma vez, para não deixar dúvida sobre a importância da conscientização do enfrentamento do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a mortalidade do câncer de mama no Brasil hoje é baixa, no entanto, ele é o segundo tipo da doença que mais afeta as mulheres no país.
Como não se tem uma causa única, a doença está relacionada a fatores biológicos, que incluem também hábitos, o acometimento tem caráter pessoal. Mas a prevenção tem sido alvo, ao longo dos anos, de uma campanha mundial, o Outubro Rosa, que contribui com o diagnóstico precoce e a diminuição nas estatísticas de óbitos. 

As mulheres estão mais atentas ao seu corpo e o slogan “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”, lançado no Outubro Rosa desse ano pelo INCA e o Ministério da Saúde, reforça essa ideia.

Para conversar ao vivo sobre o tema, o programa desta quinta, dia 17, receberá a chefe da Mastologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Fabiana Tonellotto; a representante da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Mônica Travassos; e o assessor técnico do Cosems RJ, Carlos Vasconcellos.

Curiosidade

Você sabia que o Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos em 1997, depois de muitas ações isoladas de conscientização para a prevenção da doença? Outubro Rosa foi o nome dado em alusão ao laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama, e ao mês de outubro, que se tornou o período nacional no país para a prevenção da doença, após ser aprovado no congresso americano.

Dicas importantes

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 3675 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde (facebook.com/canalsaudeoficial - twitter.com/canalsaude - instagram.com/canalsaudeoficial) ou pelo e-mail canal@fiocruz.br

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3675). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em 'Assista Agora' na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar