Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro sobre desospitalização é lançado no Congresso de Condições Crônicas Pediátricas


15/10/2019

Por: André Kiepper e Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O encerramento do 1º Congresso de Condições Crônicas Pediátricas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), em parceria com a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), aconteceu, em 26/9, no centro de convenções do hotel Windsor Florida, localizado no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. 

Tendo como tema as Condições Crônicas Complexas em Pediatria: manejo clínico e diálogo com a rede, a programação incluiu a apresentação e premiação de pôsteres e comunicações orais, três mesas-redondas e o lançamento do livro Desospitalização de Crianças com Condições Crônicas Complexas: perspectivas e desafios.

A coordenadora da Área de Atenção Clínica à Criança e ao Adolescente do IFF/Fiocruz, Claudia Dayube, contou que o tema do evento foi escolhido por fazer parte da rotina de trabalho de seus organizadores e pela necessidade de dar destaque as crianças com condições crônicas complexas, por vezes esquecidas. “Trouxemos os modelos de atenção às condições crônicas e complexas no Sistema Único de Saúde (SUS), pensando na perspectiva das redes de atenção à saúde, principalmente na atenção básica, em que é preciso compartilhar o cuidado”, alegou ela.

Também coordenador da Área de Atenção Clínica à Criança e ao Adolescente do IFF/Fiocruz, Antônio Meirelles, moderou a última mesa-redonda do congresso, intitulada Diálogos na Construção de uma Linha de Cuidado: Perspectivas para a Desospitalização. Antônio explicou que o evento começou como jornada, há dois anos, passou a simpósio, ano passado, e que agora foi organizado como congresso. Além disso, comentou que locais que atendem crianças e adolescentes com condições crônicas complexas têm uma preocupação em comum: trata-se de uma população relativamente pequena, cerca de 1% dos pacientes, mas que representa de 25% a 30% dos gastos de saúde.

O coordenador do Complexo dos Institutos Nacionais de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Carlos Maciel, considerou o congresso muito importante para o IFF/Fiocruz, por ser um evento multidisciplinar, com o envolvimento de pediatras, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e demais especialidades.

Adolescência em debate

O pediatra e psiquiatra da infância e adolescência do IFF/Fiocruz Orli Carvalho compôs a mesa-redonda Como Cuidamos? Adolescer com Condições Crônicas Complexas, que teve a proposta de trazer para a discussão os desafios vividos pelos adolescentes, pelo grupo que estão inseridos e para os serviços de saúde. “Todo serviço que se coloca a pensar a saúde da adolescência passa pela dificuldade de como organizar, destinar, ou dividir os profissionais. Se é uma disciplina separada ou não da pediatria, e até que idade atender”, declarou ele.

De acordo com a assistente social e gestora da Unidade de Pacientes Internos (UPI) do IFF/Fiocruz, Mariana Setúbal, as mesas-redondas tiveram a finalidade de articulação com a temática principal do congresso e trataram, desde o perfil pediátrico dos principais serviços de referência do Rio de Janeiro (RJ), até o manejo clínico e da expertise no campo dos cuidados paliativos pediátricos, dos desafios do autocuidado, das condições crônicas na adolescência e da desospitalização de pacientes dependentes de tecnologias. A última mesa-redonda abordou o diálogo com as redes de saúde, com representantes do Ministério da Saúde (MS), Estado e município do RJ, além de apresentação do Projeto de Compartilhamento do Cuidado com a Atenção Primária gestado no IFF/Fiocruz de implementação de linhas de cuidado.

Lançamento do Livro

O livro Desospitalização de Crianças com Condições Crônicas Complexas: perspectivas e desafios, editado pela Eldorado, é a síntese do conhecimento e da expertise da equipe multidisciplinar da Pediatria do IFF/Fiocruz no cuidado às crianças e adolescentes com condições crônicas complexas de saúde na busca por caminhos para a desospitalização segura. O objetivo da obra é promover reflexões sobre o modelo de assistência prestado, na direção de uma prática em saúde efetivamente transformadora. O livro é uma produção coletiva e conta com a participação, dentre outros, da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, na escrita da orelha e da coordenadora de Pesquisa do IFF/Fiocruz, Maria Elisabeth Lopes Moreira, no prefácio.

A obra foi organizada pelas gestoras da Unidade de Pacientes Internos (UPI) do IFF/Fiocruz, a assistente social Mariana Setúbal e a pediatra Lívia Menezes, além do gestor do Programa de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (Padi) do IFF/Fiocruz, Almiro Cruz, e Carlos Maciel, que também são autores, e possui uma versão digital gratuita que já está disponível no site da Amazon. Mariana Setúbal informou que o projeto foi selecionado e financiado por meio de edital público. Já Carlos Maciel recomendou o livro. “É um trabalho voltado para o cuidado de crianças cronicamente adoecidas e que estão hospitalizadas, muitas vezes com dificuldade de voltar para casa, e sobre crianças que podem voltar para casa e continuar vivendo com suas famílias”, afirmou ele.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar