Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Orçamento é pauta do CD Fiocruz: avanços e desafios


07/06/2022

Claudia Lima (CCS)

Compartilhar:

O Conselho Deliberativo da Fiocruz, reunido presencialmente em 3/6, discutiu os avanços e desafios do orçamento para o próximo ano. A vice-presidente adjunta de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Priscila Ferraz, e o coordenador-geral de Planejamento Estratégico, Ricardo Godoi, apresentaram um quadro geral sobre o orçamento da Fiocruz para este ano e para 2023 no contexto da situação atual. “Estamos num cenário de contingenciamento do governo federal na ordem de R$ 8,2 bilhões, sendo de R$ 2,5 bilhões no campo da saúde”, destacou Priscila. “Estamos trabalhando uma série de ações e temos como exercício nosso o aperfeiçoamento da gestão de nossos gastos, as ações de eficiência de gastos e de captação de recursos”, disse.

Ricardo Godoi detalhou o balanço dos últimos cinco anos do orçamento que mostram mudanças positivas. Ele mostrou que a instituição conseguiu evitar o remanejamento de recursos de investimento para cobrir déficits de custeio em 2021 e o repasse de despesas de exercícios anteriores para o ano seguinte, o que permitiu aumentar investimentos. Priscila Ferraz atribuiu o resultado à atuação integrada da gestão, à parceria e colaboração entre unidades, que permitiram priorizar ações institucionais e lidar com as restrições orçamentárias.

“Esse cenário positivo é fruto de um esforço institucional importante e também do reconhecimento do papel que a Fiocruz vem desempenhando”, ressaltou a vice-presidente adjunta. “Temos aportes significativos por conta do enfrentamento da pandemia, que nos permitiram, a partir de uma gestão melhor desse orçamento, a alocação de parte desses recursos para viabilizar investimentos estruturantes não só nos projetos estratégicos, mas das próprias unidades”, avaliou.

Leia a matéria completa: CD se reúne presencialmente

*Fotos: Peter Ilicciev (CCS)

Voltar ao topoVoltar