Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Oficina “Formação de Formadores em Gestão de Dados” instrumentaliza o desenvolvimento de oficinas presenciais


07/05/2019

Por: Comunicação/GTCA com informações de Valentina Leite (Campus Virtual Fiocruz)

Compartilhar:

O Grupo de Trabalho de Ciência Aberta (GTCA) da Fundação Oswaldo Cruz promoveu nos dia 10 e 11 de abril a oficina “Formação de Formadores em Gestão de Dados para Pesquisa” com a participação de um pequeno grupo de pesquisadores, bibliotecários e arquivistas, mobilizados para contribuir no desenvolvimento de um conjunto de capacitações presenciais sobre dados para pesquisa. As oficinas presenciais complementam e aprofundam conteúdos trabalhados nos micro-cursos do Programa de Formação Modular em Ciência Aberta, promovido pela VPEIC em parceria com a Escola Corporativa e o Campus Virtual.

A atividade foi coordenada por Eloy Rodrigues e Pedro Príncipe, ambos da Universidade do Minho, abordou tanto o conteúdo programático de aulas como técnicas e ferramentas para organizar ações de formação participativas e lúdicas na Fiocruz. Uma referência para o GTCA é o projeto de capacitação Foster Open Science, coordenado por Eloy Rodrigues, e responsável pela formação de pesquisadores e profissionais de informação na Comunidade Europeia. Nos próximos meses, os participantes da “Oficina de Formação de Formadores” irão se reunir para dar prosseguimento e desenvolver, a partir dos novos conhecimentos adquiridos, modelos de capacitação em quatro eixos: 1) Visão estratégica da Gestão de Dados; 2) Plano de Gestão de Dados (de caráter mais instrumental); 3) Formação de Formadores e 4) Marcos Legais – uma temática cujo domínio é considerada essencial para promoção das inovações da Ciência Aberta.  
 
Participaram da oficina “Formação de Formadores da Gestão de Dados”: Alexandre Pinto (Gereb/GTCA), Márcia Motta, Gereb/GTCA), Anne Clinio (VPEIC/GTCA), Vanessa Arruda (INCQS/GTCA), Fátima Martins (VPEIC/GTCA), Maria Luiza Bruno (Escola Corporativa), Gabriela Louback (Escola Corporativa) Ana Beatriz Aguiar (VPEIC/GTCA), Jaqueline Gomes (VPEIC/GTCA), Jefferson Lima (ICICT/GTCA), Viviane Veiga (ICICT/GTCA), Paula Xavier (VPEIC/GTCA), Ana Paula Mendonça (Campus Virtual), Fátima Martins (VPEIC/GTCA), Simone Dib (ICICT), Marcus Vinicius Pereira (COC), Anderson Cabral (VPEIC/GTCA). Claudete Fernandes (ICICT), Erick Penedo (ICICT), Gisele da Rocha Ribeiro (ICICT/BIBSP), Glauce de Oliveira Pereira, Marcus Vinicius Silva (COC), Simone Dib (ICICT/BIBSP) e Raquel Dinellis  (ICICT, Biblioteca de Manguinhos).

 

 

Voltar ao topoVoltar